Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Governo da Bahia inicia operação para fiscalizar bebidas alcoólicas em Salvador

Cidade

Governo da Bahia inicia operação para fiscalizar bebidas alcoólicas em Salvador

Ação “Bebidas Elíticas” inspeciona bares e distribuidoras para coibir venda irregular e prevenir casos de intoxicação por metanol

Governo da Bahia inicia operação para fiscalizar bebidas alcoólicas em Salvador

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Por: Metro1 no dia 06 de outubro de 2025 às 14:02

O Governo do Estado iniciou a operação “Bebidas Elíticas”, promovendo uma fiscalização rigorosa do comércio de bebidas alcoólicas em Salvador, nesta segunda-feira (6).  A ação inspeciona bares, depósitos e distribuidores de bebidas em diferentes regiões da cidade. Em caso de confirmações na primeira etapa, a operação deverá ser estendida ao interior do estado.

Para realizar a iniciativa, foi feita uma reunião de alinhamento na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA). Será responsabilidade da Secretaria de Saúde (Sesab), produzir um boletim diário informando casos de intoxicação por metanol analisados, suspeitos, confirmados e descartados.

Os critérios analisados serão origem e procedência dos produtos; validade, conservação e condições de armazenamento; regularidade da rotulagem; exposição adequada de preços e cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).


“Apesar do nosso estado ainda não ter casos confirmados, nós realizamos uma capacitação muito importante e podemos examinar itens, embalagens, informações visíveis, que já ajudam a eliminar e identificar esses produtos suspeitos e, nessas operações, recolher esse material para análise. É um avanço muito importante nesse momento delicado que nós estamos passando”, afirmou Tiago Venâncio,  superintendente do Procon.

Os órgãos que compõem o grupo institucional são: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-BA; a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Polícia Civil (PC), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Delegacia do Consumidor (Decon), e da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC); e a Secretaria de Saúde (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA).