
Cidade
Bahia adere ao Mapa Conecta para fortalecer inovação no campo
Plataforma com inteligência artificial vai integrar startups, investidores e universidades para modernizar a agropecuária

Foto: Manuela Cavadas/Ascom Seagri
A plataforma Mapa Conecta foi implementada a rede nacional de inovação agropecuária da Bahia, buscando modernizar e tornar mais competitivo o campo brasileiro. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) assinou o protocolo de intenções nesta segunda-feira (6), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O Mapa Conecta contará com uma plataforma multilíngue que utilizará inteligência artificial para facilitar soluções para demandas do campo. A plataforma vai promover a interação entre startups, investidores, universidades e órgãos de governo, além de oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas.
O secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, explicou a importância desse avanço para a indústria agrícola do estado. "A Bahia é um dos estados com maior diversidade agropecuária do país. Temos cacau, café, fruticultura, grãos, pesca e pecuária. Mas sabemos que, para avançar em produtividade, sustentabilidade e competitividade, precisamos investir cada vez mais em tecnologia, conectividade, inovação e inclusão social. O Mapa Conecta é um passo estratégico para fortalecer a inovação agropecuária na Bahia".
Com a plataforma, será implementado um Comitê Gestor, com mais de 50 instituições de diferentes setores, para construir um Plano Estadual de Inovação Agropecuária, com metas voltadas para quem vive da produção rural.
“O programa representa uma política nacional capaz de integrar e potencializar as diversas inovações já existentes no país. Agora, com o Mapa Conecta, teremos uma ferramenta eficaz que vai promover a difusão dessas inovações e conectar todos esses agentes", afirma Pablo.
O Mapa Conecta integra uma rede de ecossistemas de inovação agropecuária em todo o país. A iniciativa já conta com 12 estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Pará, Rio Grande do Norte e Goiás.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.