
Cidade
Operação Gatonet remove 500 quilos de cabos irregulares na Avenida Sete de Setembro
A ação da Neoenergia Coelba, em parceria com a Prefeitura e operadoras, visa reduzir riscos de incêndios e acidentes causados por instalações clandestinas

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba
A Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba, retirou cerca de 500 quilos de cabos instalados irregularmente na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Em média, 90 postes foram inspecionados e 67 caixas clandestinas foram removidas.
Esses equipamentos irregulares são os principais causadores de chamas em fiação, por serem projetos para o uso interno e não são reforçados para suportar chuvas fortes.
Com a parceria da Prefeitura de Salvador, operadoras de telecomunicações e a Coelba, a operação combate o Gatonet, que é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades, por não seguirem critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam manutenções nos equipamentos, acarretando fios soltos e riscos de acidentes. A instalação de caixas irregulares nos postes causa incêndios na fiação.
A distribuidora de energia aconselha os clientes para só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes, garantindo o processo de análise técnica corretamente realizado e aprovado nos critérios de segurança.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.