
Política
STF pode enviar Bolsonaro à Papuda na próxima semana, dizem aliados
Ex-presidente pode deixar prisão domiciliar após julgamento de embargos; Moraes defende cela especial no presídio

Foto: Rosinei Coutinho/STF
Aliados de Jair Bolsonaro acreditam que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá determinar a transferência do ex-presidente para o presídio da Papuda, em Brasília, na próxima semana, após a provável rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar. As informações são da coluna de Paulo Capelli no Metrópoles.
Integrantes próximos afirmam que ministros da Corte veem a prisão em regime fechado como um “símbolo” do julgamento sobre a tentativa de golpe. Um familiar do ex-presidente classificou a possível transferência como uma tentativa de “humilhar” e “desgastar” Bolsonaro. A expectativa no entorno, no entanto, é que ele permaneça apenas algumas semanas no presídio, retornando à prisão domiciliar por motivos de saúde — ele enfrenta sequelas da facada de 2018 e foi diagnosticado neste ano com câncer de pele.
Nos bastidores do STF, há divergências. Um magistrado com interlocução com Alexandre de Moraes defende a manutenção do regime domiciliar, comparando o caso ao do ex-presidente Fernando Collor, também condenado e com problemas de saúde. Moraes, por outro lado, tem defendido o envio de Bolsonaro à Papuda, em cela especial com televisão, ar-condicionado e paredes brancas. Condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe e outros crimes, Bolsonaro também responde por descumprimento de medidas cautelares em outro processo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

