
Cidade
Projeto de lei propõe ações de segurança para corredores de rua em Salvador
Proposta criada pelo vereador Carlos Muniz (PSDB) integra órgãos municipais e entidades esportivas para prevenir acidentes e garantir mais segurança nas corridas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), apresentou o Projeto de Lei nº 499/2025, que institui o Projeto Municipal de Segurança para Praticantes de Corrida de Rua e Atividades Afins (ASPA). A proposta pretende reduzir acidentes e colisões envolvendo corredores, caminhantes e outros praticantes de esportes nas vias da capital, por meio de ações preventivas e educativas. A proposta surge em meio à preocupação com o aumento de atropelamentos envolvendo corredores de rua na capital.
“O propósito é garantir a segurança viária dos praticantes desses esportes, por meio de ações coordenadas de fiscalização, sinalização, orientação, mapeamento e prevenção, através de uma articulação dos órgãos municipais responsáveis pelo trânsito, mobilidade e esporte, assim como as associações envolvidas nestas atividades”, afirmou o vereador.
O projeto também pretende estimular a convivência segura entre motoristas, ciclistas, pedestres e corredores. Entre as ações previstas estão campanhas educativas contínuas e formação técnica sobre trânsito seguro voltada a praticantes, organizadores de treinos, clubes e associações esportivas.
O texto prevê a participação de diversos parceiros, como a Transalvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), além de associações e clubes de corrida. Em grandes eventos, órgãos de segurança pública também poderão atuar em apoio às operações.
A proposta ainda autoriza a celebração de convênios e parcerias com entidades privadas, instituições de ensino e empresas do setor esportivo, com o intuito de apoiar as ações técnicas e financeiras do ASPA. Essas colaborações poderão contribuir na coleta e análise de dados, mapeamento de áreas de risco e desenvolvimento de tecnologias de monitoramento viário, além de campanhas educativas voltadas aos praticantes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

