Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Projeto de lei propõe ações de segurança para corredores de rua em Salvador

Cidade

Projeto de lei propõe ações de segurança para corredores de rua em Salvador

Proposta criada pelo vereador Carlos Muniz (PSDB) integra órgãos municipais e entidades esportivas para prevenir acidentes e garantir mais segurança nas corridas

Projeto de lei propõe ações de segurança para corredores de rua em Salvador

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de novembro de 2025 às 17:28

Atualizado: no dia 10 de novembro de 2025 às 17:35

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), apresentou o Projeto de Lei nº 499/2025, que institui o Projeto Municipal de Segurança para Praticantes de Corrida de Rua e Atividades Afins (ASPA). A proposta pretende reduzir acidentes e colisões envolvendo corredores, caminhantes e outros praticantes de esportes nas vias da capital, por meio de ações preventivas e educativas. A proposta surge em meio à preocupação com o aumento de atropelamentos envolvendo corredores de rua na capital.

“O propósito é garantir a segurança viária dos praticantes desses esportes, por meio de ações coordenadas de fiscalização, sinalização, orientação, mapeamento e prevenção, através de uma articulação dos órgãos municipais responsáveis pelo trânsito, mobilidade e esporte, assim como as associações envolvidas nestas atividades”, afirmou o vereador.

O projeto também pretende estimular a convivência segura entre motoristas, ciclistas, pedestres e corredores. Entre as ações previstas estão campanhas educativas contínuas e formação técnica sobre trânsito seguro voltada a praticantes, organizadores de treinos, clubes e associações esportivas. 

O texto prevê a participação de diversos parceiros, como a Transalvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), além de associações e clubes de corrida. Em grandes eventos, órgãos de segurança pública também poderão atuar em apoio às operações.

A proposta ainda autoriza a celebração de convênios e parcerias com entidades privadas, instituições de ensino e empresas do setor esportivo, com o intuito de apoiar as ações técnicas e financeiras do ASPA. Essas colaborações poderão contribuir na coleta e análise de dados, mapeamento de áreas de risco e desenvolvimento de tecnologias de monitoramento viário, além de campanhas educativas voltadas aos praticantes.