
Cidade
Parte de capela histórica desaba em Salvador; imóvel segue interditado
Degradação atinge patrimônio ligado a importante instituição educacional do século XIX, hoje sem garantia de proteção formal

Foto: Leitor Metro1
Parte da estrutura da Capela do Sagrado Coração de Jesus, em Nazaré, desabou por volta das 13h de quarta-feira (26), assustando quem passava pela Avenida Joana Angélica, em Salvador. O imóvel, que não é tombado, já apresentava sinais visíveis de deterioração e permanece interditado desde vistorias anteriores da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
“Estava passando de carro quando ouvi um estrondo muito alto. Foi assustador. Achei que tinha sido um acidente, mas depois percebi que foi um desabamento interno na capela. De fora, parece que parte do teto já cedeu”, relatou o ouvinte que denunciou o caso à Rádio Metropole. Segundo a Codesal, em abril deste ano, o representante do patrimônio informou que “a recuperação está em vias de ser realizada". Em maio do ano passado, a Codesal já havia identificado fissuras, oxidação de armaduras, desprendimento de revestimento e instabilidade no telhado.
A reportagem do Metro1 entrou em contato com a Arquidiocese de Salvador, que afirmou não ser responsável pelo imóvel e indicou que a propriedade pertence a algum grupo ainda não identificado, sem confirmar se ainda integra o Instituto do Sagrado Coração de Jesus. A equipe também tentou contato com o Instituto, mas não teve sucesso. Além disso, procurou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para informações sobre inquéritos, situação do patrimônio e eventuais cobranças, porém não houve retorno até a publicação desta matéria.
História do patrimônio
Inaugurada em 1891, a Capela do Sagrado Coração de Jesus surgiu como parte do Instituto criado em 1820 pelo padre Francisco Gomes de Souza, responsável por colégios e obras sociais ao longo do século XIX. O conjunto foi transferido e administrado por diferentes instituições até se estabelecer em Nazaré, onde o colégio permanece ativo enquanto a capela aguarda restauração.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

