A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos realiza, em dezembro, a tradicional Festa de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador. Com o tema “Com Santa Bárbara, de fronte erguida e rosto sereno, testemunhamos Jesus Cristo, nossa Esperança”, a celebração reúne devotos na Igreja do Rosário dos Pretos.
O tríduo preparatório começa nesta segunda-feira (1º) e segue até quarta (3), sempre com reza do Santo Terço às 17h e Santa Missa às 18h.
O ponto alto ocorre no dia 4. Às 6h, haverá Alvorada de Fogos, seguida da Salva dos Clarins, às 7h. A Missa campal será celebrada às 8h, dando início à procissão pelo Pelourinho, passando por ruas como Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus e Praça da Sé até a Ladeira da Praça. No Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, o cortejo faz parada para homenagear a padroeira da corporação antes de seguir para a Baixa dos Sapateiros e retornar à igreja. À tarde, às 15h, ocorre uma apresentação cultural.
Santa Bárbara, uma das santas mais populares do cristianismo, é símbolo de coragem e resistência. Seu martírio no século III alimenta a devoção que atravessou continentes e chegou ao Brasil com os colonizadores. Em Salvador, a festa é marco do calendário religioso e cultural, reunindo milhares de pessoas no Centro Histórico.



