
Cidade
Laboratório Central descarta raiva em cachorro de Salvador após nova análise
Com isso, capital baiana volta à marca de quase 20 anos sem casos da doença em cães e gatos

Foto: Bruno Concha/Secom
O caso do filhote de cachorro que havia sido diagnosticado com raiva em Salvador foi oficialmente descartado nesta sexta-feira (5), após a realização de um segundo exame.
A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), responsável pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que também havia emitido o primeiro laudo.
Segundo comunicado da Sesab, o Lacen realiza dois testes para confirmar a presença do vírus. O primeiro, realizado em 28 de novembro, indicou resultado positivo. No entanto, o segundo teste — cuja data não foi divulgada — apresentou resultado negativo, levando ao descarte da suspeita. Os detalhes sobre os procedimentos adotados nos exames não foram informados.
Com a exclusão do caso, Salvador mantém o status de quase duas décadas sem registros de raiva em cães. A Prefeitura da capital baiana reforçou, em nota, que o último caso confirmado em cachorro ocorreu em 2009, enquanto o último registro em gatos foi em 2004.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

