
Cidade
Ato nacional contra violência de gênero acontecerá em Salvador neste domingo
Mobilização do Levante Mulheres Vivas denuncia avanço da violência contra mulheres e crescimento dos casos de feminicídio no Brasil

Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil
No último domingo (7), atos em todo o país denunciaram que o Brasil enfrenta uma epidemia de violência contra a mulher e um aumento alarmante nos casos de feminicídio. Em Salvador, uma nova edição da manifestação está marcada para este domingo (14), no Farol da Barra, às 10h. A mobilização nacional, intitulada Levante Mulheres Vivas, é articulada por coletivos, movimentos populares e organizações feministas.
De acordo com o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), do Ministério das Mulheres, 1.459 brasileiras foram vítimas desse tipo de crime em 2024. Os casos que vieram à tona nos últimos dias chocaram pela crueldade e pela misoginia, o ódio direcionado às mulheres. Em São Paulo, uma mulher teve as pernas amputadas após ser atropelada e arrastada pelo ex-namorado; no Rio de Janeiro, duas funcionárias do Cefet-RJ foram assassinadas a tiros por um homem que não aceitava ser chefiado por mulheres.
Em manifesto público, o Levante Mulheres Vivas aponta a fragilidade da rede de proteção prevista em lei e o avanço de discursos de ódio contra mulheres nas redes sociais como fatores que agravam o cenário de violência.
“É igualmente urgente reconhecer a misoginia como crime específico, uma vez que manifestações de ódio, desprezo, violência simbólica e ataques dirigidos a mulheres pelo gênero estruturam e sustentam todas as formas de violência, inclusive o feminicídio. O enfrentamento à violência exige que o Estado trate a misoginia como questão jurídica, social e institucional prioritária”, diz o documento.
As mobilizações do último fim de semana ocorreram em cidades como Porto Alegre (RS), Belém (PA), Joinville (SC) e Cuiabá (MS). Salvador (BA) e Lençóis (BA) se somam ao movimento neste domingo (14).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

