
Cidade
Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois em cortejo marcado por tradição
Ialorixá morreu na madrugada de sexta-feira (26) aos 98 anos

Foto: Reprodução/TV Bahia
A ialorixá do Terreiro do Gantois, Mãe Carmen, foi enterrada neste sábado (27) no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O corpo foi levado em cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros, passando por terreiros e pela Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da capital baiana.
Mãe Carmen morreu na madrugada de sexta-feira (26), aos 98 anos, após cerca de duas semanas internada no Hospital Português por causa de uma gripe forte. Ela completaria 99 anos na próxima segunda-feira (29). Em nota, o Terreiro do Gantois afirmou que sua passagem ao Orun, termo do candomblé para a morte, ocorreu em uma sexta-feira dedicada a Oxalá, orixá associado à criação e à serenidade.
O velório foi realizado na sexta-feira no Terreiro do Gantois e ficou aberto ao público, reunindo autoridades e personalidades, como a cantora Daniela Mercury, o senador Jaques Wagner e o governador Jerônimo Rodrigues. Após os rituais religiosos realizados na manhã deste sábado, o corpo seguiu em cortejo até o cemitério, onde o sepultamento ocorreu por volta das 12h30. O governo da Bahia decretou luto oficial de três dias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

