
Cidade
Salvador registra mais de 80 ocorrências no mar no início de janeiro
72% dos casos de resgate foram de homens

Foto: Secom/Alfredo Filho
O período de verão reacende os alertas para os casos de afogamento no litoral brasileiro. Em Salvador, só entre os dias 1 e 4 de janeiro, foram registrados 57 resgates de acordo com Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha do Brasil (SalvaMar).
O balanço detalha que no total foram 81 ocorrências, entre elas, 24 são registros de menores perdidos pela praia. Cerca de 6690 casos de prevenção marcaram o período.
Entre as ocorrências, aproximadamente 72% dos casos de resgate foram de homens. No ano passado, o Corpo de Bombeiros contabilizou 169 operações de salvamento aquático. As praias de Jardim de Alah, Stella Maris e Farol de Itapuã merecem atenção por conta da correntes e força das ondas.
Casos recentes
Em outubro, um homem morreu afogado na praia de Itapuã. Apesar de ser resgatado pelos banhistas, que realizaram a manobras de primeiros socorros, ele não sobreviveu.
Na praia de Piatã, um jovem também se afogou ao tentar salvar um amigo. Outros banhistas tentaram resgatá-lo, mas a vítima morreu no local.
Um turista italiano foi resgatado de helicóptero pelo Corpo de Bombeiro em 2025, após se afogar na praia da Barra. O homem entrou no mar agitado, mas não conseguiu retornar a areia por conta da correnteza. A vítima foi retirada da água consciente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

