
Cidade
Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2,1 mil agentes e esquema reforçado de segurança em Salvador
Operação integra mais de 20 órgãos e utiliza câmeras com reconhecimento facial, drones e equipes veladas ao longo do percurso

Foto: Mateus Landim/GOVBA
A tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), contou com um amplo esquema de segurança montado pelo Governo da Bahia para garantir tranquilidade aos fiéis, baianos e turistas que participam da celebração. O planejamento faz parte da Operação Lavagem do Bonfim 2026 e mobiliza mais de 2.100 policiais militares, civis e bombeiros ao longo de todo o trajeto, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.
Durante o evento, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a festa religiosa representa um momento de fé, devoção e confraternização, reunindo milhares de pessoas nas ruas de Salvador. Segundo ele, o esquema especial começou a operar nas primeiras horas da manhã, com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência.
“É um dia de festejar, de celebrar, um dia de fé. Para isso, desde as primeiras horas da manhã, ativamos o Centro Integrado de Comando e Controle no Centro de Operações e Inteligência, com mais de 20 órgãos municipais, estaduais e federais acompanhando todo percurso”, afirmou o secretário.
Werner também ressaltou o uso intensivo de tecnologia como parte da estratégia de segurança. Ao longo do trajeto, mais de 50 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial estão em operação, além do emprego de drones e de equipes veladas da Polícia Civil para monitoramento contínuo da festa.
“Vamos acompanhar tudo, desde o início na Conceição da Praia até o último fiel no Bonfim. É um esforço integrado para garantir um dia de paz, tranquilidade, e acima de tudo, segurança para todos aqueles que acompanham esse dia tão importante para todos os baianos”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

