
Cidade
MP, Iphan e Ministério da Cultura discutem cooperação para restaurar Igreja de São Francisco
Em fevereiro de 2025 uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas após parte do teto do templo desabar

Foto: Divulgação
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu na terça-feira (27) com o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, e o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Fabrício Oliveira Guanais, para tratar da execução de um projeto de conservação da Igreja de São Francisco, em Salvador. O projeto técnico foi elaborado pelo professor e conservador Mário Mendonça, especialista em preservação do patrimônio histórico.
Durante o encontro, foram discutidas formas de viabilizar a restauração por meio de atuação conjunta entre as instituições. O procurador Pedro Maia destacou que o MP-BA tem buscado acordos e cooperação para demandas sociais e estruturais, incluindo a conservação e defesa do patrimônio histórico e cultural da Bahia.
A ministra Margareth Menezes avaliou positivamente a iniciativa e ressaltou que a preservação da memória é responsabilidade coletiva. A reunião contou ainda com promotores de Justiça do Ceama e do Nudephac, além de frades franciscanos, reforçando a articulação entre o Ministério Público, o Ministério da Cultura e o Iphan para proteger a Igreja e o Convento de São Francisco, construídos entre os séculos XVII e XVIII.
Relembre o caso
Em fevereiro de 2025 parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", desabou no Centro Histórico de Salvador e deixou uma pessoa morta e outros seis feridas. Em março do mesmo ano o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou um repasse de R$ 1,3 milhão para reparos da igreja.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

