Domingo, 01 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Tudo que você precisa para chegar bem e curtir o 2 de fevereiro numa boa

Cidade

Tudo que você precisa para chegar bem e curtir o 2 de fevereiro numa boa

Festa de Iemanjá terá esquema especial de trânsito, transporte, segurança e programação religiosa em Salvador

Tudo que você precisa para chegar bem e curtir o 2 de fevereiro numa boa

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 01 de fevereiro de 2026 às 13:00

A tradicional Festa de Iemanjá será realizada na segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, reunindo milhares de devotos e turistas em uma das maiores manifestações religiosas e culturais da Bahia. A programação começa ainda na noite de domingo (1º), com a entrega do presente de Oxum, no Dique do Tororó.

Ao longo dos dois dias, fiéis participam de rituais, cortejos e da entrega de presentes à Rainha do Mar, levados ao oceano por embarcações conduzidas por pescadores. Por conta do grande público, foi montado um esquema especial envolvendo trânsito, transporte público e segurança.

Programação

As celebrações começam no domingo (1º) com a entrega do presente de Oxum. O cortejo sai às 23h10 do Terreiro Olufanjá (Ilê Axê Iyà Olufandê), na Rua Alagoas, no bairro Beiru-Tancredo Neves, e segue para o Dique do Tororó, com chegada prevista às 23h40. A entrega do presente está programada para a meia-noite.

Na segunda-feira (2), ocorre o principal momento da festa, com a entrega do presente de Iemanjá no Rio Vermelho. O presente sai do galpão às 4h30 e chega à Praia de Santana, na Colônia de Pesca Z-01, às 5h, quando acontece a tradicional alvorada de fogos.

O presente permanece no carramanchão até as 16h, quando segue para o mar acompanhado pelos pescadores e pela Iyalorixá do Terreiro Olufanjá, Mãe Nicinha de Nanã, e seus filhos. O cortejo marítimo segue até a Loca de Iaiá, a cerca de três milhas náuticas da costa.

Durante os dois dias, o público também pode participar das homenagens na Casa de Iemanjá, no Rio Vermelho, aberta das 8h do dia 1º até as 16h do dia 2.

Alterações no trânsito

As mudanças no tráfego acontecem das 20h de domingo (1º) até as 6h de terça-feira (3). A partir das 19h de domingo haverá interdição progressiva de uma faixa nas avenidas Presidente Costa e Silva, Centenário e Vasco da Gama por causa da entrega do Presente Sorodô 2026.

Já às 23h30 será interditada a faixa esquerda da Avenida Vasco da Gama, no trecho ao redor do Dique do Tororó, para a entrega do presente de Oxum.

Também será proibido estacionar das 20h de domingo até as 6h de terça-feira em diversas vias do Rio Vermelho, incluindo Avenida Oceânica, Rua da Paciência, Largo de Santana, Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Avenida Cardeal da Silva, Rua Oswaldo Cruz, Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre outras.

Entre 22h do dia 1º e 23h do dia 2 haverá interdição total de várias ruas da região, como Rua da Paciência, Largo da Mariquita, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Barro Vermelho, Rua do Mirante e Avenida Juracy Magalhães Júnior.

Barreiras fixas, semifixas e móveis serão instaladas em diversos pontos do bairro para organizar o fluxo de veículos e pedestres. Também haverá trechos com sentido duplo temporário de tráfego em ruas como Nelson Gallo, Archibaldo Baleeiro, Marquês de Monte Santo e Odilon Santos.

O estacionamento será permitido em trechos específicos da Avenida Juracy Magalhães Júnior e Rua do Canal, entre a noite de domingo e a madrugada de terça-feira.
A operação de carga e descarga nas áreas interditadas será permitida apenas entre 0h e 8h do dia 2.

Operação de transporte

O transporte público terá reforço no sistema convencional de ônibus e no BRT. Serão 12 veículos extras para a frota reguladora do sistema convencional e seis para o BRT. As mudanças no tráfego ocorrem das 20h de domingo (1°) até as 6h de terça-feira (3). A partir das 19h do domingo, haverá interdição progressiva de uma faixa de tráfego durante a realização da “Entrega do Presente Sorodô 2026”, com impactos na Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Centenário e Avenida Vasco da Gama.

As linhas da região terão aumento da frota e ampliação de horários. A linha B2 do BRT, que liga a Estação Rodoviária ao Rio Vermelho, vai operar excepcionalmente até 23h30, saindo da Praça Mestre Bimba e da Estação Rio Vermelho. A partir das 23h30 do mesmo domingo (1º), haverá interdição no fluxo de veículos em razão da “Entrega do Presente de Oxum”, na Avenida Vasco da Gama, na faixa esquerda da via que margeia o Dique, no trecho compreendido entre o imóvel nº 1049 (casa branca) e a loja Ninja Motos.

Táxis e mototáxis terão pontos especiais de embarque e desembarque na Avenida Anita Garibaldi, Rua da Paciência, Largo da Mariquita e Rua Marquês de Monte Santo. Durante o Desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, o ponto autorizado será na Rua Monte Conselho, ao lado da Vila Caramuru.

Dois estacionamentos de apoio funcionarão na região. O Shopping Itaigara disponibilizará vagas com tarifa de R$ 14, com funcionamento em horários especiais entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Já o Shopping da Bahia oferecerá o estacionamento B com tarifa de R$ 15, também com horários ampliados.

Segurança

A Secretaria da Segurança Pública empregará 1.152 profissionais entre policiais, bombeiros e peritos.

A Polícia Militar fará o policiamento ostensivo e controle do fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências e ações de inteligência. O Corpo de Bombeiros realizará atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e operações de busca e salvamento terrestre e aquático.
O Departamento de Polícia Técnica terá uma Unidade Móvel de Perícia para agilizar atendimentos. O esquema contará ainda com câmeras com reconhecimento facial, drones, embarcações, aeronaves e Plataforma de Observação Elevada.

O Centro Integrado de Comando e Controle reunirá 20 órgãos estaduais e municipais para monitoramento em tempo real.