
Cidade
Festa de Iemanjá altera trânsito no Rio Vermelho a partir deste domingo
Bloqueios progressivos começam à noite para a Entrega do Presente Sóródo, com interdições totais, proibição de estacionamento e esquema especial de barreiras e desvioS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
A tradicional Festa de Iemanjá, celebrada nesta segunda-feira (2), provocará mudanças significativas no trânsito do bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A Transalvador preparou um esquema especial de circulação que começa já na noite deste domingo (1º), para garantir a segurança de baianos e turistas que participam da festa com o tema “Mãe que Ilumina a todos nós”.
As alterações têm início às 19h de domingo com bloqueios progressivos para a “Entrega do Presente Sóródo 2026”. Uma faixa de tráfego será interditada em vias como a Avenida Presidente Costa e Silva (Arena Fonte Nova), Avenida Centenário e Vasco da Gama. Às 23h30, novas interdições serão feitas no entorno do Dique do Tororó para a entrega do presente de Oxum.
A partir das 22h de domingo até às 23h de segunda-feira, o trânsito será totalmente interditado nas principais vias de acesso ao Rio Vermelho, incluindo Rua da Paciência, Largo da Mariquita, Rua João Gomes e Rua Oswaldo Cruz.
O estacionamento também será proibido das 20h de domingo até às 6h de terça-feira (3) em diversos trechos do bairro, como na Avenida Oceânica (entre o Sukiyaki e a Travessa Bartholomeu de Gusmão) e na Rua Conselheiro Pedro Luiz. Para facilitar a circulação de moradores e serviços, a Rua Nelson Gallo e trechos da Rua Odilon Santos terão sentido duplo de tráfego.
A operação contará ainda com barreiras fixas, semifixas e móveis em pontos estratégicos, como a Curva da Paciência e o cruzamento da Avenida Cardeal da Silva. Veículos pesados, como ônibus e caminhões, terão desvios específicos na Cardeal da Silva com a Rua Coronel José Galdino de Souza.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

