
Cidade
Travessia Ribeira–Plataforma passa a aceitar Pix e cartões e facilita embarque de passageiros
Sistema transporta cerca de 8 mil pessoas por dia e ganha mais agilidade com novos meios de pagamento

Foto: Divulgação/Semob
A rotina dos cerca de 8 mil passageiros que utilizam diariamente a travessia marítima entre os bairros da Ribeira e Plataforma ficou mais prática desde o dia 9 de abril. O serviço passou a aceitar pagamentos por débito, crédito e Pix, medida adotada pela Secretaria de Mobilidade de Salvador para modernizar o sistema e reduzir o uso de dinheiro em espécie.
Com duração média de dez minutos, o trajeto pela Baía de Todos-os-Santos também se destaca pela praticidade para quem precisa se deslocar com bicicletas, carrinhos de mão ou de lanches, itens que não geram cobrança adicional ao passageiro.
A travessia funciona diariamente e atende tanto moradores quanto turistas, que aproveitam o percurso para acessar bares e restaurantes nas duas extremidades. A tarifa custa R$ 3,70 (inteira) e R$ 1,85 (meia). Estudantes têm direito ao desconto, enquanto idosos e pessoas com deficiência são isentos. Não há integração com o Salvador Card.
De acordo com as regras do serviço, quem realiza o trajeto de ida e volta sem desembarcar precisa pagar uma nova passagem, já que cada deslocamento é contabilizado separadamente. O público é formado principalmente por trabalhadores, estudantes, idosos e usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ribeira.
De segunda a sábado, as embarcações operam com saídas a cada 30 minutos nos horários de pico: das 6h às 9h, das 12h às 13h30 e das 16h às 18h30. Aos domingos e feriados, o funcionamento começa às 7h, mantendo os mesmos intervalos.
Segundo a Semob, duas embarcações estão disponíveis para o serviço, com capacidade para 38 e 50 passageiros. “Havendo demanda, as interrupções são suspensas. Uma embarcação opera enquanto a outra fica de reserva”, explica o agente de fiscalização Josair Alves.
Usuária frequente, a autônoma Michele Santos, de 35 anos, utiliza a travessia diariamente e aprova o serviço. “Além de ser rápido, a gente ainda aproveita a vista do mar. Desço do outro lado e já estou em casa”, relata.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

