Domingo, 31 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Inema mantém alerta para chuvas em Salvador e litoral baiano neste domingo

Cidade

Inema mantém alerta para chuvas em Salvador e litoral baiano neste domingo

Tempo segue instável na capital e em cidades do litoral, com risco de alagamentos, elevação de córregos e deslizamentos em áreas vulneráveis

Inema mantém alerta para chuvas em Salvador e litoral baiano neste domingo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 31 de maio de 2026 às 07:30

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) mantém um alerta meteorológico para Salvador e grande parte do litoral baiano neste domingo (31), devido à atuação de um cavado invertido, sistema atmosférico que favorece a formação de áreas de instabilidade.

Segundo o órgão, a previsão indica a continuidade das chuvas nas próximas 36 horas, com possibilidade de acumulados significativos e rajadas de vento. O alerta abrange municípios do Baixo Sul e do Recôncavo, incluindo Salvador e a Região Metropolitana.

De acordo com o coordenador de Estudos de Clima e Projetos Especiais do Inema, Aldirio Almeida, a persistência das precipitações pode provocar alagamentos pontuais, elevação do nível de pequenos córregos e riachos, além de possíveis transbordamentos em áreas mais vulneráveis. O cenário também inclui risco de movimentações de massa em locais suscetíveis.

Para este domingo, a previsão é de céu encoberto e ocorrência de chuvas ao longo do litoral baiano. Já na segunda-feira (1º), o tempo deve permanecer instável, com pancadas de chuva alternadas por períodos de abertura de sol.

Enquanto o litoral permanece sob influência das chuvas, regiões do oeste e do norte da Bahia devem registrar tempo mais seco e temperaturas elevadas. Em cidades como Barra e Ibotirama, os termômetros podem atingir 34°C. Já em municípios de maior altitude, como Piatã e Vitória da Conquista, as temperaturas mínimas devem variar entre 14°C e 17°C.

Dados do monitoramento pluviométrico do Inema apontam que os maiores acumulados de chuva registrados entre a manhã de quinta-feira (28) e a manhã de sexta-feira (29) ocorreram em Simões Filho (10 mm), Wenceslau Guimarães (8,4 mm), Lauro de Freitas (6,8 mm), Cachoeira (5,4 mm) e Salvador (4,9 mm).

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.