Domingo, 20 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Sonho vira pesadelo: cama Ortobom quebra, e loja cobra até foto do quarto

Cidade

Sonho vira pesadelo: cama Ortobom quebra, e loja cobra até foto do quarto

Tirar fotos do seu quarto para realizar a troca de um produto? Parece louco, mas para a Ortobom, é uma exigência. Nathália Carvalho, de 29 anos, comprou uma cama na loja da conhecida marca no Shopping Salvador, no dia 24 de março. Pouco mais de três meses após a compra, porém, um dos pés da cama quebrou. Naturalmente, por não se tratar de uma quebra por mau uso, a cliente procurou a loja. Lá, a surpresa: ela foi informada de que seria necessária uma relação de documentos e até fotos do quarto onde estaria a cama, para que só depois disso a marca providenciasse — ou não — o conserto. [Leia mais...]

Sonho vira pesadelo: cama Ortobom quebra, e loja cobra até foto do quarto

Foto: Nathália Carvalho/Leitora Metro1

Por: Alaine Brasil no dia 07 de julho de 2016 às 19:30

Tirar fotos do seu quarto para realizar a troca de um produto? Parece louco, mas para a Ortobom, é uma exigência. Nathália Carvalho, de 29 anos, comprou uma cama na loja da conhecida marca no Shopping Salvador, no dia 24 de março. Pouco mais de três meses após a compra, porém, um dos pés da cama quebrou. 

Naturalmente, por não se tratar de uma quebra por mau uso, a cliente procurou a loja. Lá, a surpresa: ela foi informada de que seria necessária uma relação de documentos e até fotos do quarto onde estaria a cama, para que só depois disso a marca providenciasse — ou não — o conserto. 

“Fui até a loja e lá me disseram que tenho de ter, além da nota fiscal, o pedido de compra, que já não tenho mais, pois assim que recebi a nota fiscal joguei fora o pedido, que para mim, é um documento sem a menor importância. Além disso, o atendente me deu uma lista, no mínimo abusiva, para providenciar oito cópias, incluindo documentos e fotos do meu quarto, o que é uma solicitação absurdamente descabida para a abertura de um protocolo de vistoria. Solicitar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e impressão de fotos onera o cliente. Solicitar a foto do quarto do cliente, então, é o extremo do absurdo”, disse Nathália.

Prepare-se para a 'listinha' da Ortobom do Salvador Shopping para o cliente que quer trocar uma cama que quebrou por defeito de fabricação: cópia do pedido de compra; certificado de garantia preenchido; cópia do comprovante da residência onde o produto está; cópias do RG e do CPF; fotos do produto impressas; foto da etiqueta do produto, com o código de barras; foto do defeito (duas ou mais); foto do quarto (duas ou mais). Pode? Como se não bastasse, a loja ainda afirma que "caso as fotos não sejam legíveis (sic), poderão ser solicitadas novas fotos". 

Em contato com o Metro1, a fábrica disse que a troca do produto já foi providenciada e informou ainda que esse procedimento não é padrão. Segundo a Ortobom, a loja foi advertida e convocada para reciclagem de treinamento e ressaltou ainda que a exigência para tal procedimento é apenas a nota fiscal.