Cidade
Berço do petróleo no Brasil, Boa Vista do Lobato caminha para se tornar bairro oficial de Salvador

Durante nova edição do Entre Páginas Especial, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, nesta terça-feira (23), o economista, professor e PHD em economia, Eduardo Giannetti, falou sobre política direita e esquerda. [Leia mais...]
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Em mais uma edição do programa Entre Páginas Especial da Rádio Metrópole, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, nesta terça-feira (23), o economista, professor e PHD em economia, Eduardo Giannetti, falou sobre política direita e esquerda. Segundo o escritor, ele não tem como "vislumbrar um desdobramento político desse pensamento do livro "Trópicos Utópicos — uma perspectiva brasileira da crise civilizatória".
"Eu acho muito reducionista reduzir a questão da política em direita e esquerda. O mundo é muito mais complexo do que essa polarização. Sobre a esquerda marxista, poucas correntes de pensamento eram tão permissivas quanto essas. O que o Marx escreve sobre a Índia é de uma grosseria sobre as sociedades indianas e sobre as religiões que chega a ser brutal com o outro, que não compartilha da mesma crença. [...] Chamar isso de esquerda, eu até entendo a polarização, não se pode reduzir tudo ao Direita x Esquerda num mundo tão complexo, com questões de economia até meio ambiente. [...] Eu não tenho como vislumbrar um desdobramento político desse pensamento do livro. Não acho que seja uma coisa que venha de cima para baixo. Tem que vir da sociedade e não de um grupo de intelectuais", falou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.