Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 05 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"Não tem como vislumbrar", diz Giannetti sobre política Direita x Esquerda

Cidade

"Não tem como vislumbrar", diz Giannetti sobre política Direita x Esquerda

Durante nova edição do Entre Páginas Especial, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, nesta terça-feira (23), o economista, professor e PHD em economia, Eduardo Giannetti, falou sobre política direita e esquerda. [Leia mais...]

"Não tem como vislumbrar", diz Giannetti sobre política Direita x Esquerda

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Jessica Galvão e Matheus Simoni no dia 23 de agosto de 2016 às 18:18

Em mais uma edição do programa Entre Páginas Especial da Rádio Metrópole, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, nesta terça-feira (23), o economista, professor e PHD em economia, Eduardo Giannetti, falou sobre política direita e esquerda. Segundo o escritor, ele não tem como "vislumbrar um desdobramento político desse pensamento do livro "Trópicos Utópicos — uma perspectiva brasileira da crise civilizatória". 

"Eu acho muito reducionista reduzir a questão da política em direita e esquerda. O mundo é muito mais complexo do que essa polarização. Sobre a esquerda marxista, poucas correntes de pensamento eram tão permissivas quanto essas. O que o Marx escreve sobre a Índia é de uma grosseria sobre as sociedades indianas e sobre as religiões que chega a ser brutal com o outro, que não compartilha da mesma crença. [...] Chamar isso de esquerda, eu até entendo a polarização, não se pode reduzir tudo ao Direita x Esquerda num mundo tão complexo, com questões de economia até meio ambiente. [...] Eu não tenho como vislumbrar um desdobramento político desse pensamento do livro. Não acho que seja uma coisa que venha de cima para baixo. Tem que vir da sociedade e não de um grupo de intelectuais", falou.