
Cidade
Entre Páginas: Vargas Llosa, Tostão e crianças
“Cinco Esquinas”, de Mario Vargas Llosa. Uma sociedade permeada pela corrupção e pelo jornalismo sensacionalista é examinada pela lupa sensual do vencedor do Nobel, Mario Vargas Llosa. A amizade de Marisa e Chabela se transforma quando, presas tarde da noite na casa de uma delas, as duas se veem sozinhas e deitam-se na mesma cama. Quique e Luciano, seus maridos e amigos de longa data, são empresários peruanos de sucesso e não desconfiam de nada. [Leia mais...]

Foto: Ilustrativa
“Cinco Esquinas”, de Mario Vargas Llosa. Uma sociedade permeada pela corrupção e pelo jornalismo sensacionalista é examinada pela lupa sensual do vencedor do Nobel, Mario Vargas Llosa. A amizade de Marisa e Chabela se transforma quando, presas tarde da noite na casa de uma delas, as duas se veem sozinhas e deitam-se na mesma cama. Quique e Luciano, seus maridos e amigos de longa data, são empresários peruanos de sucesso e não desconfiam de nada. Quique, ao receber a visita de um jornalista que possui fotos comprometedoras, se vê enredado num submundo de intriga e violência controlado pelas mais altas esferas do poder. Parte romance de costumes, parte suspense, Cinco esquinas é um livro envolvente, que retrata uma sociedade às voltas com a corrupção e o terrorismo, acossada pelo jornalismo sensacionalista, mas que luta até o fim pela liberdade.
“Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos”, de Tostão. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Tostão foi sempre um ponto fora da curva no esporte brasileiro. Leitor voraz, médico e professor, é um dos poucos atletas que se dedicou a refletir sobre o futebol. Seja como comentarista ou cronista, suas observações sempre foram muito além do desempenho deste ou daquele jogador. Em “Tempos vividos, sonhados e perdidos”, Tostão revê as últimas seis décadas do futebol brasileiro à luz de uma vida dedicada a pensar o esporte. Mais do que uma autobiografia, o livro é um passeio pelos temas e ideias que Tostão cultivou, e dá ao leitor um acesso único não apenas ao jogador, mas também ao espectador, ao torcedor e ao fã.
Pra fechar, “Casa das Estrelas – O Universo Contado Pelas Crianças”. Durante mais de dez anos o professor Javier Naranjo guardou as definições que seus alunos do curso primário (entre 3 e 10 anos) davam para palavras, objetos, pessoas e, principalmente sentimentos, em suas aulas de espanhol. Algumas centenas destas definições estão reunidas em 'Casa das Estrelas'. São poéticas, engraçadas, muitas vezes melancólicas. São universais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.