
Cidade
Com 356 leitos, diretor do São Rafael fala sobre expansão da unidade
Referência nos cuidados médicos em Salvador, o Hospital São Rafael terá o atendimento ampliado. Segundo o diretor-geral da unidade, Alfredo Martini em breve a unidade vai atender ainda mais pacientes [Leia mais...]

Foto: Tácio Moreira/Metropress
Referência nos cuidados médicos em Salvador, o Hospital São Rafael terá o atendimento ampliado. Segundo o diretor-geral da unidade, Alfredo Martini em breve a unidade vai atender ainda mais pacientes.
“Estamos com 356 leitos ativos e estamos num projeto de expansão. Vai chegar a 400 até meados de 2017. Na prática, desse total de leitos, incluído emergência, oncologia, são 356. É quase uma cidade, somos 3 mil colaboradores, pela portaria do hospital passam 8 mil pessoas por dia. Tem a parte de exames, consultas, emergências, acompanhantes. É de uma complexidade enorme, mas o importante é fazer tudo com segurança para o paciente, por isso a grande preocupação”, explicou.
Gerente médica do São Rafael, Ana Verena Mendes, explicou que a intenção é oferecer ao paciente o melhor tratamento e estadia. “A visão original é ter um paciente como um hospede e dar a ele o melhor possível. A segunda missão é ter as premissas da segurança, é um hospital muito complexo. A gente sofre hoje várias formas de pressão na medicina, o paciente chega pra nós já cheio de demandas. Um médico hoje tem que estar preparado pra receber o paciente e a primeira pergunta que se deve fazer é o que o paciente espera, fazer a primeira vinculação, o que de fato, falta nessa relação inicial. Temos tentado trabalhar com o corpo clínico e envolve-lo isso, fazer o tratamento individualizado”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.