Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Baratas, ratos... Supermercados abusam sem ar condicionado ou higiene adequada

Cidade

Baratas, ratos... Supermercados abusam sem ar condicionado ou higiene adequada

Quando você pensa em comida, as principais coisas que vêm em mente são limpeza e organização, certo? Acontece que, se você realiza suas compras em alguns supermercados de Salvador, é melhor redefinir suas prioridades. Nas últimas semanas, o Jornal da Metrópole recebeu dezenas de reclamações sobre falta de higiene e de refrigeração adequada nos maiores centros de compras da cidade [Leia mais...]

Baratas, ratos... Supermercados abusam sem ar condicionado ou higiene adequada

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 13 de abril de 2017 às 14:08

Quando você pensa em comida, as principais coisas que vêm em mente são limpeza e organização, certo? Acontece que, se você realiza suas compras em alguns supermercados de Salvador, é melhor redefinir suas prioridades. Nas últimas semanas, o Jornal da Metrópole recebeu dezenas de reclamações sobre falta de higiene e de refrigeração adequada nos maiores centros de compras da cidade.
Na última quarta-feira (12), percorremos alguns dos lugares apontados e a conclusão não foi nada boa: em Salvador, para comprar, é preciso tolerar até a presença de animais nojentos e indesejados.

Ar-condicionado é coisa do passado
Foi-se o tempo em que ir ao supermercado ajudava a amenizar o calorão de Salvador. Hoje, ar-condicionado é coisa rara nas principais redes. A Metrópole esteve no Bompreço do Politeama, no Atakarejo de Caminho de Areia e no Extra da Av. Luiz Viana Filho e só na primeiro deles havia refrigeração funcionando de modo minimamente adequado.

Lista vira abanador no Extra Paralela
Por volta das 11h30 da última quarta, o Extra da Av. Luiz Viana Filho parecia uma verdadeira sauna. A dona de casa Andreia Farias usava a lista de compras para tentar espantar o calor. “Tá muito quente aqui. Hoje tá só calor, mas tem dias em que a peixaria fede muito”, afirmou. A temperatura alta também foi motivo de reclamação do perito Osmar Souza, que aguardava na fila para pagar as compras e contava apenas com a ajuda de um ventilador. “Tá demais. Tem um comunicado ali dizendo que o ar deve estar pronto brevemente. Mas eu vim aqui há uns 20 dias e já estava lá [o comunicado]”, afirmou.

Atakarejo: ratos e baratas por todo lado
No Atakarejo do Caminho de Areia, os problemas são tantos que o calor passa quase despercebido. Em meio às prateleiras, muita sujeira e restos de alimentos espalhados. Não é à toa que a dona de casa Marise Bispo já teve uma surpresa nada agradável. “Deveria ser bem melhor com a organização. Já flagrei uns ratinhos correndo em uma das seções”, lembrou.
Segundo a bancária Rebeca Barreto, na loja de Piatã, a sujeira é constante e os caixas usam um ventilador para amenizar o calor. “É muito quente. E olhe que eu fui à noite. É frequente também ver baratas nas prateleiras. É como se não existisse fiscalização”, disse.

Respostas vazias e nenhuma solução
O Atakarejo afirmou que a central de ar da loja de Piatã estava em manutenção até o dia 5, mas que a refrigeração já foi restabelecida. A loja não se posicionou sobre a falta de higiene e a denúncia do Caminho de Areia. Já o Bompreço afirmou que o sistema de ar da loja do Canela está sendo avaliado. “Em relação à loja do Politeama, os exaustores do ar-condicionado passaram por um trabalho de isolamento nos últimos dias”, declarou.