Cidade

Hemoba oferece vacina contra febre amarela aos candidatos à doação de sangue

Para atrair mais doadores de sangue em Salvador, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) está oferecendo vacina contra a febre amarela aos candidatos à doação. A campanha será iniciada na próxima segunda-feira (8), no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE). [Leia mais...]

[Hemoba oferece vacina contra febre amarela aos candidatos à doação de sangue]
Foto : Camila Souza / GOVBA

Por Luiza Leão no dia 04 de Maio de 2017 ⋅ 15:56

Para atrair mais doadores de sangue em Salvador, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) está oferecendo vacina contra a febre amarela aos candidatos à doação. A campanha será iniciada na próxima segunda-feira (8), no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com a Hemoba, os candidatos serão vacinados após a doação, uma vez que quando imunizados os indivíduos ficam impedidos de doar sangue por quatro semanas. Esse período de restrição ocorre porque o vírus da doença é atenuado na vacina para ser introduzido na corrente sanguínea do doador.

Com a campanha, que tem como expectativa imunizar 200 candidatos, a Fundação pretende reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado. \'Com a vacinação a Hemoba busca reduzir o impacto da inaptidão após a vacina, proporcionando acesso à mesma na sede do Hemocentro de forma mais cômoda para os candidatos à doação de sangue\', explica o diretor geral da Hemoba, Marinho Marques.

Doador

Para receber a imunização, o candidato deverá passar pela triagem clínica da doação de sangue e apresentar documento oficial com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS. Caso seja considerado apto na triagem clínica e hematológica, o candidato receberá a vacina após a doação de sangue. Se for considerado inapto na triagem clínica e/ou hematológica, ainda assim receberá o imunizante.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, sendo necessário estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

SERVIÇO

Onde: Hemocentro Coordenador – Ladeira do HGE, Brotas
Quando: 08 a 12 de maio de 2017 (segunda a sexta-feira)
Funcionamento: 7h30 às 18h30

Notícias relacionadas