Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prefeitura e MP falam a mesma língua sobre a Av. Tamburugy, mas prazos são diferentes

Cidade

Prefeitura e MP falam a mesma língua sobre a Av. Tamburugy, mas prazos são diferentes

Na semana passada, uma via marginal à Av. Luís Viana Filho, com 600 metros de extensão, foi entregue com toda pompa e circunstância pela Prefeitura de Salvador — com direito até a cerimônia para cortar fitinha e a presença do prefeito ACM Neto [Leia mais...]

Prefeitura e MP falam a mesma língua sobre a Av. Tamburugy, mas prazos são diferentes

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 02 de junho de 2017 às 08:07

Atualizado: no dia 02 de junho de 2017 às 08:07

Na semana passada, uma via marginal à Av. Luís Viana Filho, com 600 metros de extensão, foi entregue com toda pompa e circunstância pela Prefeitura de Salvador — com direito até a cerimônia para cortar fitinha e a presença do prefeito ACM Neto. Mas quem conhece a área ficou com uma pergunta na cabeça: e a inauguração da Av. Tamburugy, vizinha ao trecho, quando será?

A obra teve início em 2013 e estava prevista para ser concluída em sete meses, mas o imbróglio que teve início na gestão de José Carlos Aleluia à frente da Secretaria de Mobilidade ainda não teve fim. Após o embargo do Ministério Público e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e a morosidade da Prefeitura em entregar a documentação necessária, a via ainda está entregue às moscas, apesar do grande potencial para Salvador.

Desta vez, o titular da Secretaria de Mobilidade, Fábio Mota, diz que um acordo pode encerrar, finalmente, a confusão que se tornou a obra da Tamburugy. Será que agora vai? Quem acredita?


Prefeitura diz que embargo pode cair nos próximos 60 dias...
Com o novo acordo, segundo Fábio Mota, o embargo imposto pelo MP em parceria com o Ibama pode estar com os dias contados. “Nós fizemos uma reunião no Ministério Público e ficou definido o TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] que iremos assinar. Avançou bastante. O MP agora ficou de levar o termo ao Ibama. Assim que o Ibama assinar o termo, assinaremos juntos. Temos a expectativa de, nos próximos 60 dias, levantar o embargo da Av. Tamburugy”, disse o secretário.

...Mas MP trabalha com prazo até o fim do ano
Quem está à frente do caso no MP-BA é o promotor Edvaldo Vivas. À Metrópole, ele afirmou que é precipitado estabelecer 60 dias como prazo, mas disse que a negociação “andou 100%”. “Colocamos as partes frente a frente. A Prefeitura entendeu nossa visão, que a obra foi feita sem a devida licença e que precisavam compensar. Não trabalho com esses prazos. Como o embargo subiu para Brasília, depende do Ibama. É claro, vamos ficar em cima. Mas eu não digo 60 dias, não. O prazo que tenho em mente é o fim do ano”, disse.