Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"Estou sem acreditar", declara baiana da UFBA que conseguiu dinheiro para estudar em Coimbra

Cidade

"Estou sem acreditar", declara baiana da UFBA que conseguiu dinheiro para estudar em Coimbra

A estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rogilene Bispo, 28 anos, conseguiu atingir a meta estabelecida em uma vaquinha online para custear uma viagem à Europa e ocupar uma vaga em uma das universidades mais renomadas do mundo: Coimbra, em Portugal. [Leia mais...]

"Estou sem acreditar", declara baiana da UFBA que conseguiu dinheiro para estudar em Coimbra

Foto: Reprodução

Por: Luiza Leão no dia 05 de agosto de 2017 às 16:43

A estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rogilene Bispo, 28 anos, conseguiu ultrapassar a meta estabelecida em uma vaquinha online para custear uma viagem à Europa e ocupar uma vaga em uma das universidades mais renomadas do mundo: Coimbra, em Portugal. Na tarde deste sábado (5), a baiana moradora do Subúrbio Ferroviário de Salvador conseguiu não só mobilizar as pessoas, que doaram mais de R$ 15 mil, mas mostrar, através da sua história, que os sonhos são possíveis de ser realizados, principalmente através de estudo e determinação.

"Eu estou super feliz com a meta que a gente bateu. Não foi só um trabalho meu, mas foi um trabalho coletivo de toda a faculdade, dos meus amigos. Pessoas de diversos lugares, brasileiros que moram em Portugal, nos Estados Unidos. Assim, eu não sei nem o que dizer, a ficha não caiu ainda", disse, emocionada, em entrevista ao Metro1.

Moradora do Subúrbio, estudante da UFBA consegue bolsa em Coimbra e faz campanha para custear viagem

Cheia de gratidão pelas doações, a alegria de Rogilene parece minimizar os desafios que ela ainda terá que enfrentar. "São dois anos fora e, o dinheiro que eu arrecadei ainda vai ser revertido em Euro. Para começar tá ótimo, tá perfeito. Eu que nunca recebi um salário mínimo, receber um valor desses já é incrível", revelou. Em Portugal, a jovem baiana ficará impossibilitada de trabalhar, já que seu visto será apenas estudantil, sendo uma bolsa auxílio, que será fornecida pela UFBA, sua única fonte de renda. "É só para eu me virar mesmo", explicou.

Através dos recursos arrecadados, Rogilene pretende custear sua estadia em Portugal, já que as passagens ela conseguiu através de um patrocínio, comprar uma mala para viajar e um notebook. Atualmente, a estudante utiliza os computadores do laboratório da Faculdade de Administração para se dedicar às leituras acadêmicas e como não sabe se terá equipamentos disponíveis em Coimbra, acredita que faria toda a diferença.

Dificuldades

Estudante do sétimo semestre da Faculdade de Direito, a jovem moradora do Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro do Lobato, que é filha de uma empregada doméstica e pai feirante, conta que sua vida escolar foi rodeada de dificuldades. "Sempre estudei em escolas públicas, enfrentando todas as dificuldades e limitações do ensino público, como aulas canceladas por diversas vezes, dentre os motivos, falta de água, merenda escolar, falta de professores, e a intensa violência na comunidade sob a consequência da guerra do tráfico", revelou. Além disso, a jovem pedalava de sua casa até a biblioteca dos Barris para ter acesso a livros. A bicileta utilizada ainda era dividida com as suas irmãs.

Planos

Em Coimbra, Rogilene acredita que será possível aprender ainda mais, mas não só enquanto graduanda de direito. É que a baiana já é formada em Bacharelado de Humanidades e visa fazer mestrado na universidade europeia. "Eu queria me aproximar para um projeto de pesquisa, para fazer mestrado. Meu interesse mesmo é continuar estudando", contou. Questionada sobre o futuro, revelou que pretende voltar para o Brasil. "Futuramente eu quero mesmo ser professora da UFBA". E quem duvida?

Ajude Rogilene

Você pode contribuir com a campanha para ajudar Rogilene através da conta bancária dela ou por meio da vaquinha online (clique aqui)

Banco do Brasil
Ag. 3457-6

C/c: 63.716-5
Rogilene Bispo Batista dos Santos