Cidade

Guilherme Bellintani pontua os benefícios do Salvador Simplifica: "Uma cidade mais desenvolvida"

O Secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) Guilherme Bellintani, explicou em entrevista à Rádio Metroṕole, nesta terça-feira (29) como funciona o Salvador Simplifica, primeiro dos 8 eixos do programa Salvador 360, lançado em maio com o foco na "alavancagem econômica de Salvador".[Leia mais...]

[Guilherme Bellintani pontua os benefícios do Salvador Simplifica:
Foto : Luiza Leão/ Metropress

Por Paloma Morais e Luiza Leão no dia 29 de Agosto de 2017 ⋅ 19:06

O Secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) Guilherme Bellintani, explicou em entrevista à Rádio Metroṕole, nesta terça-feira (29) como funciona o Salvador Simplifica, primeiro dos 8 eixos do programa Salvador 360, lançado em maio com o foco na "alavancagem econômica de Salvador". De acordo com ele, o eixo tem como objetivo desburocratizar os serviços da cidade.

"Tem como objetivo fazer com que Salvador passe a ser uma cidade mais desenvolvida, capaz de importar serviços. O primeiro eixo foca na anti-burocracia. Uma série de coisas. Já em novembro a gente espera que os vereadores coloquem isso em plenário", disse.

Ele explicou, que por exemplo, quem quiser abrir seu negócio vai ter facilidade em Salvador. "Um personal trainer vai precisar contratar um escritório virtual. Essa empresa não recebe clientes. Desde uma empresa que faz um e-commerce, até um grande consultor, ou um engenheiro. Passa a valer em 15 dias. Vai chegar na Juceb com o endereço residencial, a gente mesmo vai criar... O único critério é que ele não pode receber pessoas nem guardar estoque", explicou.

O Salvador simplifica tem setenta ações, uma delas é a abertura de empresas em residências. "Vamos ter um portal. Uma pessoa para pedir um alvará vai poder pedir de sua casa. Por exemplo, quer construir uma casa em um terreno, ai ele anexa a escritura, IPTU, tudo isso fica num banco de dados. As cidades brasileiras estão muito atrasadas com relação a isso. Com o governo eletrônico a gente consegue mensurar muitos dados. O governo eletrônico permite esse avanço de forma muito significativa", contou.

De acordo com Belintani, o decreto já está pronto, assim que a legislação for assinada pelo prefeito estará disponível no site da SEDUR. Em novembro passa a valer o site do Salvador Simplifica.

Notícias relacionadas