Cidade

Após aprovação do Simplifica, Bellintani diz que Salvador dará "um passo largo"

Aprovado com 31 votos na Câmara Municipal nesta terça-feira (5), o Salvador Simplifica foi exaltado pelo secretário municipal de desenvolvimento de urbanismo, Guilherme Bellintani. [Leia mais...]

[Após aprovação do Simplifica, Bellintani diz que Salvador dará
Foto : Metropress

Por Luiza Leão e Matheus Morais no dia 05 de Setembro de 2017 ⋅ 17:31

Aprovado com 31 votos na Câmara Municipal nesta terça-feira (5), o Salvador Simplifica foi exaltado pelo secretário municipal de desenvolvimento de urbanismo, Guilherme Bellintani. Segundo o titular da Sedur, a capital baiana vai dar "um passo largo" com o projeto que prevê a alteração de normas e estrutura de processos, tendo como foco a antiburocracia para construções da cidade.

"Acho que é uma votação importante não para a prefeitura, mas para a cidade. É o que está em votação hoje, é a escolha da cidade de Salvador por dar um passo largo, um passo à frente, num projeto antiburocracia, num projeto de simplificação da vida dos cidadãos e das empresas que aqui investem na geração de emprego e renda", afirmou o secretário em entrevista ao Metro1.

O Simplifica tem como objetivo facilitar o processo de quem tem interesse em abrir um negócio e ou de construir prédios ou casas. Se antes eram necessários nove meses para um negócio ser autorizado, com o Simplifica serão apenas 15 dias, segundo estimativa da prefeitura. O tempo para emissão de licença para construção também terá uma queda significativa. Com o projeto, a autorização de obras de grande porte passará de nove meses para três.  

"Então, acho que o Simplifica, especificamente o código de obras que está sendo votado, é um ato importante. Um passo importante dessa etapa", defendeu Bellintani. Para o secretário, o objetivo da votação e da discussão na CMS foi também promover melhorias ao projeto.

Próximos passos

Bellintani adiantou que ainda este mês o quinto eixo do Salvador 360, no qual o Simplifica está incluído, vai ser lançado. Será o eixo da cidade inteligente, voltado para a criação de uma cidade digital.

"A gente vai focar na criação de cidade digital, fortalecimento do hub de tecnologia para negócios digitais, fortalecimento de toda a política de inovação dentro da prefeitura. Então, esse é o próximo eixo e eu espero que, dentro dos próximos dias, a gente consiga apresentar esse eixo à cidade, que é o quinto eixo do Salvador 360", falou.

Notícias relacionadas