
Cidade
ʹMP, PF e Civil conseguem identificar criminososʹ, alerta advogada
Você costuma compartilhar qualquer informação que chega até você por meio de redes sociais como WhatsApp? Cuidado, talvez seja um comparsa de criminosos digitais. Durante entrevista à Rádio Metrópole, a advogada especialista em Direito Digital, Ana Paula Moraes, comentou as "fake news" e o perigo de repassar notícias falsas. [Leia mais...]

Foto: Tácio Moreira/Metropress
Você costuma compartilhar qualquer informação que chega até você por meio de redes sociais como WhatsApp? Cuidado, talvez seja um comparsa de criminosos digitais. Durante entrevista à Rádio Metrópole, a advogada especialista em Direito Digital, Ana Paula Moraes, comentou as "fake news" e o perigo de repassar notícias falsas.
"Pessoas que curtem, compartilham, disseminam as mensagens elas respondem subsidiariamente ao autor da publicação. Não saiam propagando em outros grupos sem saber se aquela fonte a segura", orientou.
Ela explica que não existe anonimato na internet e contou que as polícias Civil e Federal, assim como o Ministério Público (MP), conseguem identificar qualquer pessoa responsável por crimes no ambiente virtual. "Toda a vez que você acessa a internet pelo computador, tablet, smartphone, é gerado um número de protocolo de IP, que é a sua identificação no ambiente virtual e é através dele que a polícia consegue identificar. Não pense que o anonimato está garantido, porque não está", disse.
"O Ministério Público de todo o Brasil, polícias Civil e Federal têm um arcabouço de equipamentos que conseguem identificar o criminoso virtual através da quebra do IP", concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

