Quinta-feira, 13 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Infiltrações atingem 98% dos prédios em Salvador; saiba como prevenir

Cidade

Infiltrações atingem 98% dos prédios em Salvador; saiba como prevenir

Você já deve ter se deparado com alguma rachadura em um prédio de Salvador ou até em sua própria casa. O problema, que atinge boa parte dos edifícios da capital, costuma surgir principalmente nas lajes das garagens subterrâneas, abaixo de playgrounds, piscinas ou jardineiras. [Leia mais...]

Infiltrações atingem 98% dos prédios em Salvador; saiba como prevenir

Foto: Reprodução/UOL

Por: Matheus Simoni no dia 16 de setembro de 2015 às 17:12

Você já deve ter se deparado com alguma rachadura em um prédio de Salvador ou até em sua própria casa. O problema, que atinge boa parte dos edifícios da capital, costuma surgir principalmente nas lajes das garagens subterrâneas, abaixo de playgrounds, piscinas ou jardineiras. Com o passar do tempo a situação pode se agravar por conta de uma série de problemas, como devido variações de temperatura, salinidade, sobrecarga, recalques do solo, alteração química dos materiais e, principalmente, falhas de projeto e construção.

Um problema como esse aconteceu recentemente no Edifício Golden Power, localizado no Corredor da Vitória. De acordo com o administrador Jorge Luiz, a partir da indicação de um morador, um serviço novo no mercado impediu que as infiltrações se alastrassem. "Fizemos um levantamento identificamos que teríamos que desembolsar cerca de R$ 1,5 milhão em oito ou nove meses. Iria quebrar manta, piso e etc. Com este novo serviço, gastamos R$ 150 mil por 15 dias. Economizamos tempo e dinheiro resolvendo os nossos problemas. Estamos acompanhando quando chove e não apareceu problema nenhum depois disso", afirmou ele.

Em entrevista ao Metro1, o empresário Adalberto Prates, proprietário da Vetare, explicou como a empresa resolve este tipo de situação. "O método é para corrigir um problema já existente sem fazer nenhuma demolição. Fazemos a injeção do produto na parte de baixo, ele reconstitui a estrutura de concreto e a água deixa de passar como passava antes", afirma Adalberto. Ele ainda revela um dado preocupante: de acordo com um levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), 98% dos edifícios soteropolitanos possuem um problema de infiltração. "A maioria dos projetos que resolvemos são nas garagens de edifícios, piscinas, caixas d'água e jardineiras. Também atendemos represas, túneis, estações de metrô e estruturas industriais. Mas a procura maior fica por parte dos condomínios e dos edifícios residenciais", revela. Para saber mais sobre o método, acesse o link.