Cidade

Uso irregular de gratuidade e meia passagem causa prejuízo milionário

Só este ano, cerca de 11 mil pessoas tiveram os cartões bloqueados por fraude

[Uso irregular de gratuidade e meia passagem causa prejuízo milionário]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 26 de Setembro de 2018 ⋅ 13:00

As fraudes em cartões de gratuidade e meia-passagem em Salvador causaram um prejuízo de R$ 39 milhões no primeiro semestre de 2018. Só este ano, cerca de 11 mil pessoas tiveram os cartões bloqueados por uso irregular.

De acordo com a concessionária Integra, que opera no transporte público da capital baiana, 14% das passagens de ônibus contabilizadas como gratuidade e 18% das meias-passagens são usadas por terceiros, não pelos beneficiários reais. 

O uso indevido é flagrado pelo sistema CIT Imagem, que foi implantado em maio do ano passado. Microcâmeras instaladas no coletivo fazem o reconhecimento do rosto do passageiro, com cerca de dez fotos em sequência. Quando o usuário registra a passagem, a imagem mais nítida é comparada com o banco de dados do sistema, para verificar se o cartão é usado pelo titular.

Caso seja comprovada a fraude, o beneficiário tem a suspensão preventiva do cartão por seis meses e deve apresentar defesa em até dez dias.

Notícias relacionadas

[Homem diz ter cometido 13 estupros em Salvador e RMS ]
Cidade

Homem diz ter cometido 13 estupros em Salvador e RMS

Por Juliana Almirante no dia 12 de Outubro de 2019 ⋅ 09:00 em Cidade

Segundo a polícia, ele oferecia as oportunidades de emprego, se passava pelo motorista de um suposto contratante, e dopava as mulheres, antes de cometer os crimes