Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Prefeitura 'esconde' Yemanjá em placas de festa  

"Não usaram Iemanjá? Tiraram até a sereia da divulgação. O povo de santo está se organizando para protestar", afirma uma internauta

Prefeitura 'esconde' Yemanjá em placas de festa  

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 31 de janeiro de 2019 às 14:16

No dia 2 de fevereiro, Salvador comemora o Dia de Yemanjá. A festa, considerada uma das mais belas da Bahia, esse ano está recheada de polêmicas políticas. Primeiro, a proibição de som em estabelecimentos. Após dias de confusão, a prefeitura de Salvador resolveu ceder. 

Agora, a polêmica é visual. O mobiliário urbano produzido pela prefeitura para sinalizar a festa esconde a anfitriã e renomeia o evento como simplesmente "2 de fevereiro". Nas redes sociais, pululam críticas à modificação. 

"Não usaram Iemanjá? Tiraram até a sereia da divulgação. O povo de santo está se organizando para protestar", afirma uma internauta. 

Nos textos oficiais, a prefeitura tem preservado o respeito pela orixá. "Os devotos e curiosos que vão participar dos festejos a Iemanjá neste sábado (2), no Rio Vermelho, vão contar com um esquema especial de transporte montado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A pasta vai prolongar a operação de 13 linhas de ônibus para atender aos frequentadores do evento", diz publicação no site da gestão municipal.