Cidade
Líderes do Centrão querem votar PEC do Orçamento impositivo antes da Previdência
Proposta diminui o poder do governo federal e ainda estabelece um porcentual para as emendas parlamentares de bancada
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Lideranças do grupo de partidos chamado Centrão se movimentam para colocar mais um obstáculo à votação da admissibilidade da reforma da Previdência pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na próxima semana.
De acordo com o Estadão, o bloco quer que, antes de apreciar a matéria, o colegiado aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento impositivo, que diminui o poder do governo federal e ainda estabelece um porcentual para as emendas parlamentares de bancada.
“Já avisamos ao presidente da CCJ que é melhor pautar antes (a PEC do Orçamento)”, disse o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL). O pedido de inversão também encontra apoio do líder do DEM na Câmara, o baiano Elmar Nascimento.
O texto do Orçamento impositivo voltou à Câmara depois de passar por mudanças no Senado Federal e assim, precisa tramitar novamente nas comissões.
A PEC do Orçamento Impositivo torna os recursos previstos para União, Estados e municípios totalmente imperativos ao Legislativo. Com isso, deputados e senadores decidirão o quê e quanto será gasto nas despesas do governo. Ao Executivo, caberá apenas escolher como fará as discriminações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.