Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Líderes do Centrão querem votar PEC do Orçamento impositivo antes da Previdência

Cidade

Líderes do Centrão querem votar PEC do Orçamento impositivo antes da Previdência

Proposta diminui o poder do governo federal e ainda estabelece um porcentual para as emendas parlamentares de bancada

Líderes do Centrão querem votar PEC do Orçamento impositivo antes da Previdência

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 12 de abril de 2019 às 14:00

Lideranças do grupo de partidos chamado Centrão se movimentam para colocar mais um obstáculo à votação da admissibilidade da reforma da Previdência pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),  na próxima semana.

De acordo com o Estadão, o bloco quer que, antes de apreciar a matéria, o colegiado aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento impositivo, que diminui o poder do governo federal e ainda estabelece um porcentual para as emendas parlamentares de bancada. 

“Já avisamos ao presidente da CCJ que é melhor pautar antes (a PEC do Orçamento)”, disse o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL). O pedido de inversão também encontra apoio do líder do DEM na Câmara, o baiano Elmar Nascimento. 

O texto do Orçamento impositivo voltou à Câmara depois de passar por mudanças no Senado Federal e assim, precisa tramitar novamente nas comissões.

A PEC do Orçamento Impositivo torna os recursos previstos para União, Estados e municípios totalmente imperativos ao Legislativo. Com isso, deputados e senadores decidirão o quê e quanto será gasto nas despesas do governo. Ao Executivo, caberá apenas escolher como fará as discriminações.