Cidade

Após mapeamento de denúncias, Codecon realiza vistoria em toda cidade

A Operação Alimento Seguro visitou 14 estabelecimentos em Salvador; 12 foram multados

[Após mapeamento de denúncias, Codecon realiza vistoria em toda cidade]
Foto : Divulgação/ ASCOM Codecon

Por Aline Reis no dia 18 de Maio de 2019 ⋅ 13:00

Em cinco dias de inspeção pela Operação Alimento Seguro, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) contabilizou 142 kg de alimento, 948 ovos e seis litros de suco destruídos, por estarem impróprios para consumo. Quatorze estabelecimentos foram vistoriados por fiscais do órgão, tendo sido encontradas irregularidades em 12 deles.

Ao todo, oito autos de infração foram emitidos em razão de produtos vencidos, sem data de validade ou deteriorados, outros quatro autos foram lavrados por produtos vencidos, dois por produtos descongelados de maneira inadequada e um por validade vencida e higiene inadequada.

Foram também emitidas 13 notificações, três delas por validade vencida, cinco por falta de informação de validade, uma por ausência de Código de Defesa do Consumidor visível para consumidores, duas por lixeira inadequada, uma por falta de higiene e outra falta de informação clara em rótulo de alimentos.

De acordo com Roberta Caires, diretora da Codecon, a multa nestes casos varia de R$ 650 a R$ 9,5 milhões. “Nosso dever é fiscalizar para proteger o consumidor especialmente porque há espaços de produção de alimentos que não são visíveis aos olhos deles”, declarou. 

Notícias relacionadas