
Cidade
UFBA e FURG lançam boia para coleta de dados na Baía de Todos os Santos
Equipamento vai fornecer informações meteorológicas e oceanográficas em tempo real, acessíveis para o grande público

Foto: Marcos César de Oliveira Santos
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciam amanhã (3) a operação de uma boia oceanográfica e meteorológica na entrada da Baía de Todos-os-Santos. Parte do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), a operação conta também com cooperação do Yacht Clube da Bahia e da startup i4sea.
O equipamento vai fornecer informações em tempo real sobre a velocidade das correntes no ponto de monitoramento, altura da onda, temperatura da água e velocidade do vento, além de outros dados.
O público geral poderá ter acesso às informações a partir do site do Sistema de Monitoramento e Previsão Oceanográfica da Baía de Todos os Santos (SIMBTS), que é resultado da parceria entre UFBA e i4sea. Na plataforma, poderão ser obtidas as mesmas informações em tempo real das condições de mar e atmosféricas na entrada da Baía de Todos-os-Santos e ainda previsões contínuas de ondas, ventos e correntes para três dias futuros.
Essa é a primeira boia do SiMCosta implantada no Nordeste e ficará sob responsabilidade do curso de Oceanografia da UFBA. Os recursos de aquisição dos equipamentos são oriundos do Fundo Clima/Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.