Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Reforma do Jardim Botânico de Salvador começa na segunda-feira

Cidade

Reforma do Jardim Botânico de Salvador começa na segunda-feira

Projeto da Fundação Mario Leal Ferreira prevê ampliação da área e instalação de edificações para pesquisa científica

Reforma do Jardim Botânico de Salvador começa na segunda-feira

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 14 de setembro de 2019 às 16:00

A prefeitura de Salvador inicia nesta segunda (16) as obras de requalificação do Jardim Botânico, localizado na avenida São Rafael, em São Marcos. No local, o prefeito ACM Neto assinará, às 9h30, a ordem de serviço para o início das intervenções, que serão projetadas pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).

O propósito da requalificação é ampliar a atual estrutura do local e salvaguardar o herbário existente. A reserva, sob a responsabilidade da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), abriga cerca de 61 mil espécimes vegetais. Além disso, abriga um espaço etnobotânico voltado para proteção e cultivo às espécies utilizadas em cultos afro-brasileiros, além de vegetais ameaçados de extinção. A área total a ser requalificada chega a 160 mil m². 
O projeto prevê a construção de edificações de caráter científico, voltadas ao estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica, conectados e acessados por uma trilha elevada em um percurso de 795 m de extensão pela mata. O Jardim Botânico ganhará também um edifício principal com área total construída de 2.219,45 m², dividido em dois pavimentos, um subsolo e uma cobertura aberta a visitas.
Além da ampliação do herbário, tornando-o um centro de referência na pesquisa da Mata Atlântica com capacidade para acomodar um grande número de espécies catalogadas, o projeto de requalificação do Jardim Botânico de Salvador propõe outras intervenções, a exemplo da construção de um pavilhão de observação da natureza e viveiros. Também serão implantados espaços expositivos digitais voltados à educação ambiental, um auditório para 50 pessoas, que será conectado com um foyer, e uma área semi-coberta para atividades em grupo.