Cidade

Pessoas trans poderão fazer cartão do SUS com nome social durante Parada LGBTQ

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, também serão ofertados testes rápidos gratuitos para HIV/Aids, sífilis e hepatites

[Pessoas trans poderão fazer cartão do SUS com nome social durante Parada LGBTQ]
Foto : Governo do Estado do Tocantins

Por Juliana Rodrigues no dia 20 de Setembro de 2019 ⋅ 07:40

Quem for à 18ª Parada LGBTQ+ neste domingo (22), no Dique do Tororó, poderá tirar a 2ª via do cartão SUS com a opção da inclusão do nome social, sem precisar de mudança do registro civil. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um posto para oferecer o serviço no estacionamento em frente à Arena Fonte Nova (próximo aos restaurantes A Porteira e Cantina Cheiro de Pizza), das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar um documento oficial com foto e número do antigo cartão SUS.

Além disso, segundo a pasta, serão ofertados testes rápidos gratuitos para detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites em até 30 minutos, bem como distribuição de preservativos e lubrificantes. Os pacientes que apresentarem sorologia positiva serão acolhidos por assistentes sociais e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento integral.

Para possíveis casos de urgência e emergência que acontecerem no entorno do evento, o SAMU 192 estará disponível de forma ininterrupta. A UPA 24h dos Barris prestará suporte para atendimento de possíveis ocorrências durante a festa.

Notícias relacionadas

[Ufba fica sem luz após roubo de cabos]
Cidade

Ufba fica sem luz após roubo de cabos

Por Kamille Martinho no dia 18 de Outubro de 2019 ⋅ 14:20 em Cidade

Assessoria da universidade afirma que novo material já está sendo providenciado