Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Cidade

MEC amplia carga horária EAD de cursos superiores presenciais

Portaria permite que, até 40% da carga horária total, seja oferecida através da modalidade a distância (EAD), exceto cursos de Medicina

MEC amplia carga horária EAD de cursos superiores presenciais

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 11 de dezembro de 2019 às 21:30

O Ministério da Educação (MEC) editou portaria que permite que cursos superiores ofertados na modalidade presencial ofereçam até 40% de sua carga horária total através da modalidade a distância (EAD), exceto cursos de Medicina. O texto foi publicado hoje (11) no Diário Oficial da União.

As novas mudanças revogam a portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018, que permitia a aplicação de até 20% da carga horária dos cursos em EAD. O limite poderia ser ampliado para 40% caso as instituições estivessem credenciadas para oferecer cursos das duas modalidades, possuíssem ao menos um curso de graduação não presencial com mesma denominação e grau de um presencial, não estivessem sob processo de supervisão, e caso a ampliação estivesse dentro dos limites dispostos pelas diretrizes nacionais do curso. 

Além disso, os cursos que utilizassem o limite deveriam ter conceito igual ou superior a 4 na avaliação do MEC. Na nova portaria, os cursos devem ter conceito igual ou superior a 3 nos indicadores de metodologia, atividades de tutoria, ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação. Apenas os cursos de Medicina ficam excluídos da portaria.