Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Cidade

Equipe da UFBA ganha prêmio em concurso de soluções tecnológicas da Nasa

'Cafeína' elaborou um equipamento que coleta microplásticos no oceano

Equipe da UFBA ganha prêmio em concurso de soluções tecnológicas da Nasa

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Por: Luciana Freire no dia 24 de janeiro de 2020 às 19:00

Duas equipes de brasileiros ganharam prêmios no concurso da Agência Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos (NASA) de desenvolvimento de aplicativos. A equipe Cafeína, formada por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), venceu a categoria de melhor uso de equipamentos (hardware).

O desafio apresentado pela organização do evento envolvia criar uma solução para reduzir o lixo depositados nos mares de todo o planeta. A equipe Cafeína é formada por três estudantes do curso de Administração - Antônio Rocha, Pedro Dantas e Genilson Brito -, por um do curso de Engenharia Química - Ramon de Almeida - e pelo desenvolvedor de sistemas Thiago Barbosa.

Os alunos criaram um protótipo chamado de “OceanRide”. O equipamento coleta microplásticos no oceano, que são comidos por peixes, levando à morte desses animais. O objeto pode ser acoplado a qualquer barco, facilitando sua operação. O aparelho utiliza o princípio de um gerador denominado Van Der Graff, atraindo as partículas a partir de uma corrente eletrostática, funcionando de forma parecida a um imã. A substância coletada é guardada em um contêiner.

Do ponto de vista econômico, os autores acreditam que ele seria de exploração comercial viável, uma vez que criaria lucros adicionais para empresas de navegação e permitiria uma iniciativa mais barata de promoção da sustentabilidade nos oceanos, o que pode ser aproveitado por qualquer empresa como um benefício de imagem.

A equipe Massa, formada por desenvolvedores e gestores de startups de São Paulo, criou o sistema apelidado de Poseidon. Ele utiliza imagens de satélite, inteligência artificial e redes neurais para identificar vazamentos de óleo no oceano.