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Coelba suspende corte de energia por 90 dias

No entanto, clientes que tenham condições de pagar as contas devem honrar com seus compromissos para evitar a incidência de encargos

[Coelba suspende corte de energia por 90 dias]
Foto : Divulgação

Por Juliana Almirante no dia 26 de Março de 2020 ⋅ 11:00

Em alinhamento com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Coelba suspendeu o corte de energia na Bahia.

A medida atende mais de seis milhões de clientes e vale por 90 dias, conforme Resolução Normativa do órgão regulador, deliberada pela Diretoria da Aneel, na terça-feira (24). 

Apesar da suspensão excepcional, a Aneel solicita que os clientes que tiverem condições de pagar as contas honrem seus compromissos e, assim, evitem a incidência de encargos.

"A recomendação da agência reguladora reforça a importância do setor elétrico para a economia e para a arrecadação de recursos para a União e os Estados, que utilizam a verba para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater ao coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona como meio de arrecadação para hospitais e instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar promovendo atendimentos", diz comunicado da Coelba

 

A distribuidora diz que vai manter equipes de prontidão trabalhando initerruptamente para assegurar o regular fornecimento de energia aos clientes. 

Devido à recomendação da Aneel para que as distribuidoras não devem realizar serviços presenciais, o envio de faturas de energia deverá ser efetuado por meios eletrônicos, como e-mails ou disponibilização de códigos de barras por aplicativos.

A Coelba orienta aos clientes que cadastrem ou atualizem seus endereços eletrônicos e peçam a modalidade de fatura por e-mail, em substituição à entrega presencial das contas impressas. 

A distribuidora também foi autorizada pela Aneel a fazer leituras de consumo por média aritmética, para evitar a exposição de leituristas e clientes ao vírus.

Outra opção é a realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio consumidor, prática já adotada por alguns.

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