Cidade

Salvador ganha primeira estrutura dedicada a pacientes com síndrome gripal

De acordo com o prefeito ACM Neto, a intenção é oferecer um tratamento exclusivo para as pessoas que buscam a UPA, porta de entrada para quem possui sintomas gripais

[Salvador ganha primeira estrutura dedicada a pacientes com síndrome gripal]
Foto : Max Haack/Secom/PMS

Por Kamille Martinho no dia 22 de Maio de 2020 ⋅ 21:30

A partir de hoje (22), Salvador começa a ganhar estruturas exclusivas para tratamento de pacientes com síndromes gripais. Também chamados de gripários, os equipamentos estão sendo instalados pela Prefeitura principalmente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em pontos estratégicos da cidade. De acordo com o prefeito ACM Neto, a intenção é oferecer um tratamento exclusivo para as pessoas que buscam a UPA, porta de entrada para quem possui sintomas gripais, como o novo coronavírus.

“Estamos entrando em um período de chuvas, que facilita bastante a disseminação de muitos vírus gripais. Abril já registrou nível histórico e maio também tem sido de muita chuva na cidade. Com o gripário, vamos conseguir tirar os pacientes gripais graves de dentro das UPAs e oferecer os primeiros atendimentos, em um local próprio, para que o cidadão possa continuar o tratamento em casa ou ser regulado para um hospital, a depender do caso”, afirmou o prefeito.

O primeiro gripário, localizado em anexo à UPA Vale dos Barris, já começa a receber os primeiros pacientes a partir das 19h de hoje e vai atender a demandas abertas todos os dias, em esquema 24 horas. A estrutura possui 24 leitos, sendo 20 de enfermaria e quatro com respiradores. Além disso, serão oferecidos serviços de exames de raio X, eletrocardiograma, laboratório e farmácia. Ambulâncias e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão presentes no local para casos que necessitem de transferência para hospitais.

Notícias relacionadas

[Homem armado é preso em ponto de ônibus da BR-324]
Cidade

Homem armado é preso em ponto de ônibus da BR-324

Por Juliana Rodrigues no dia 20 de Setembro de 2020 ⋅ 16:00 em Cidade

Segundo a SSP-BA, suspeito já tinha passagens por assaltos a coletivos e disse aos policiais que iria cometer outro crime do tipo