Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Cidade

ACM Neto vê essa semana como decisiva para diminuir taxa de transmissão e evitar colapso

Prefeito de Salvador disse que a previsão de saturação dos leitos mudou novamente de data

ACM Neto vê essa semana como decisiva para diminuir taxa de transmissão e evitar colapso

Foto: Valter Pontes / Secom /PMS

Por: João Brandão no dia 26 de maio de 2020 às 15:20

O prefeito de Salvador, ACM Neto, aposta suas fichas nessa semana com antecipação de feriados e fechamento de serviços não essenciais para diminuir a taxa de transmissão e evitar um colapso na rede pública de saúde da capital baiana.

Contatado pelo Metro1, Neto disse que a previsão de saturação dos leitos mudou novamente de data. De amanhã (27) para quinta (28). A primeira previsão era dia 14 de maio, passou para dia 21, depois 27 e agora 28 de maio.

“Previsão já foi transferida para dia 28, só que a gente está lutando pra evitar que aconteça isso. A gente mata um leão por dia, comemorando ao fim do dia como se fosse final de Copa do Mundo sempre que não há saturação. Agora mesmo estava entregando o Hospital Sagrada Família”, pontuou.

Neto reafirmou aguardar a instalação de novos leitos para evitar o colapso.

“Temos que aguardar para ver como vai se comportar os novos leitos previstos para esses próximos dias. Espero que a saturação não aconteça. Se você for ver, a projeção da curva em condições normais seria no dia dia 28, mas estou lutando para que isso não aconteça e, se houver incorporação de novos leitos, vamos conseguir evitar isso, mas o risco continua”, ponderou.

Para Neto, essa semana é essencial para definir como será o mês de junho.

“É a necessidade que a gente tem de reduzir significativamente a taxa de transmissão, e que isso só vem com isolamento, e para que a gente não passe o mês de junho todo nessa pressão, tendo que viver todo santo dia nessa pressão, pois a gente fica naquela coisa de ganhar mais tempo. A aposta é essa semana, seja pela inclusão dos novos leitos, seja pela possibilidade de redução da taxa de transmissão”, concluiu.