Cidade

Prefeitura anuncia programa de rastreio e acompanhamento de pacientes com coronavírus

Batizada de Salvador Protege, a iniciativa seguirá após pandemia, para atendimentos de rotina

[Prefeitura anuncia programa de rastreio e acompanhamento de pacientes com coronavírus]
Foto : Max Haack/Secom PMS

Por Lara Curcino no dia 17 de Junho de 2020 ⋅ 11:56

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (17), durante transmissão ao vivo, um novo projeto para o sistema de saúde em Salvador. Batizado de Salvador Protege, em meio à pandemia de coronavírus o programa irá rastrear o caminho dos casos e bloquear a transmissão. Começo da iniciativa será imediato em 22 unidades básicas. 

Para casos suspeitos da Covid-19, será feito o acolhimento na Unidade Básica de Saúde e avaliação do paciente, em ala protegida e exclusiva para esta finalidade. Caso não haja necessidade de internamento, a pessoa será enviada para isolamento em casa e será feito um acompanhamento remoto, por teleatendimento a cada 48 horas. Se houver algum agravamento dos sintomas, o Samu 192 deverá ser solicitado e irá até a residência para uma nova consulta presencial. O monitoramento segue até que o paciente receba alta. 

Além disso, será feito um trabalho de rastreamento, identificação e avaliação de todas as pessoas que tiveram contato com o doente nos últimos dois dias. O programa será implantado nas 149 UBS da capital, de forma gradual. 

Neto explicou ainda que a iniciativa terá papel fundamental no combate à Covid-19, mas que continuará após a pandemia. “O programa começa a ter aplicação agora no enfrentamento do coronavírus, mas é um projeto que vem para ficar como conquista permanente dos nossos sistema de saúde. Talvez seja o passo mais significativo que nós vamos dar nesse trabalho de atenção básica”, disse o gestor. 

Os atendimentos de rotina vão oferecer o mesmo acompanhamento para Saúde Materno-Infantil, do Idoso, Mental, além de para portadores de doenças falciformes ou de HIV, Hepatites Virais e Sífilis. 

Confira os bairros onde as ações terão início a partir de hoje:

Notícias relacionadas