Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Presidente da AL-BA lamenta morte de Portugal: 'Estou muito abalado com a notícia'

Nelson Leal lembrou ainda dos filhos que o professor deixa aos 63 anos: Thiago, Caetano Ignácio e Bárbara Bela

Presidente da AL-BA lamenta morte de Portugal: 'Estou muito abalado com a notícia'

Foto: Reprodução / Facebook Jorge Portugal

Por: João Brandão no dia 03 de agosto de 2020 às 21:53

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP), lamentou hoje (3) a morte do professor e ex-secretário de Cultura da Bahia Jorge Portugal e disse estar abalado com a notícia.

"É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santamarense Jorge Portugal, que nos deixa aos 63 anos, e que faria aniversário depois de amanhã, ainda com uma enorme perspectiva de nos brindar com mais produtos culturais, como literatura e música, além do professor que encantou diversas gerações estudantis com as suas aulas lúdicas e animadas", disse.

Leal lembrou ainda dos filhos que o professor deixa aos 63 anos. "Estou muito abalado com a notícia que acabo de receber e, nesse momento, só posso externar o meu abraço solidário aos familiares, nas pessoas de seus filhos, Thiago, Caetano Ignácio e Bárbara Bela", completou.

Formado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, no dia 5 de agosto de 1956. Ganhou notoriedade nacional com o sucesso de sua composição “A Massa”, em 1980, no Festival da Nova MPB 80, da Rede Globo. Também é dele, entre outras, a letra de “Alegria da Cidade”, parceria com Lazzo Matumbi, e “Só Se Vê na Bahia”, em parceria com o seu conterrâneo Roberto Mendes. Portugal era professor de Língua Portuguesa e Redação e idealizou projetos culturais e educativos como Aprovado, Tô Sabendo, Circulador Cultural e Manuel Faustino. É também autor dos livros “Se escola fosse estádio e educação fosse Copa…” e “Redação: assim é fácil”.