Cidade

‘Sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra’, diz Caetano sobre projeto de esgoto

Projeto da Estação Elevatória de Esgoto é da Conder e foi aprovado pelo Inema; Outros artistas se posicionaram contra, como Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Tonho Matéria e Guilherme Arantes

[‘Sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra’, diz Caetano sobre projeto de esgoto]
Foto : Reprodução/ Instagram

Por Luciana Freire no dia 16 de Setembro de 2020 ⋅ 16:19

A luta pelo Parque do Abaeté, ameaçado com uma Estação Elevatória de Esgoto próxima à lagoa, sensibiliza diversos artistas famosos. Nesta semana Caetano Veloso se pronunciou nas redes sociais e se declarou a favor do tombamento da área.

"Eu sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra a instalação de uma saída de esgoto. Eu acho que já fizeram demais coisas ruins a respeito do Abaeté, desde os anos 70. A gente tem ainda como corrigir isso", disse o artista. E completou: "Há soluções melhores, eu sei".

O projeto da EEE é da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e foi aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

No último dia 28, uma manifestação em defesa do Abaeté aconteceu no Rio Vermelho. Representantes de projetos sociais como o Fórum Permanente de Itapuã, coletivo Abaeté Viva e o conselho da Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté defendem que, de fato, há soluções melhores. Eles sugerem a adoção de bacias de evapotranspiração, as wetlands, que seriam mais corretos do ponto de vista ambiental e mais baratos, do ponto de vista econômico. (Leia mais)

Outros artistas se posicionaram contra a EEE como Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Tonho Matéria e Guilherme Arantes.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

??”Abaeté é uma lagoa escura, arrodeada de areia branca”.?? Temos que garantir a beleza que inspira esta poesia ...para sempre! É imprescindível promover seu tombamento, como patrimônio natural e cultural de Salvador. São inaceitáveis quaisquer projetos que venham a impactar sua exuberância e sua paisagem, como a atual proposta de construção de uma estação elevatória de esgoto nas suas margens. Existem outras soluções mais eficientes e mais baratas. É fundamental valorizar esse importante ecossistema, cenário de significativas manifestações culturais e religiosas. Abaeté, Abaeterna! #CaetanoVeloso #AbaetéViva #SalveaNossaLagoa

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em

Notícias relacionadas