Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

‘Sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra’, diz Caetano sobre projeto de esgoto

Cidade

‘Sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra’, diz Caetano sobre projeto de esgoto

Projeto da Estação Elevatória de Esgoto é da Conder e foi aprovado pelo Inema; Outros artistas se posicionaram contra, como Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Tonho Matéria e Guilherme Arantes

‘Sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra’, diz Caetano sobre projeto de esgoto

Foto: Reprodução/ Instagram

Por: Luciana Freire no dia 16 de setembro de 2020 às 16:19

A luta pelo Parque do Abaeté, ameaçado com uma Estação Elevatória de Esgoto próxima à lagoa, sensibiliza diversos artistas famosos. Nesta semana Caetano Veloso se pronunciou nas redes sociais e se declarou a favor do tombamento da área.

"Eu sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra a instalação de uma saída de esgoto. Eu acho que já fizeram demais coisas ruins a respeito do Abaeté, desde os anos 70. A gente tem ainda como corrigir isso", disse o artista. E completou: "Há soluções melhores, eu sei".

O projeto da EEE é da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e foi aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

No último dia 28, uma manifestação em defesa do Abaeté aconteceu no Rio Vermelho. Representantes de projetos sociais como o Fórum Permanente de Itapuã, coletivo Abaeté Viva e o conselho da Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté defendem que, de fato, há soluções melhores. Eles sugerem a adoção de bacias de evapotranspiração, as wetlands, que seriam mais corretos do ponto de vista ambiental e mais baratos, do ponto de vista econômico. (Leia mais)

Outros artistas se posicionaram contra a EEE como Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Tonho Matéria e Guilherme Arantes.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

??”Abaeté é uma lagoa escura, arrodeada de areia branca”.?? Temos que garantir a beleza que inspira esta poesia ...para sempre! É imprescindível promover seu tombamento, como patrimônio natural e cultural de Salvador. São inaceitáveis quaisquer projetos que venham a impactar sua exuberância e sua paisagem, como a atual proposta de construção de uma estação elevatória de esgoto nas suas margens. Existem outras soluções mais eficientes e mais baratas. É fundamental valorizar esse importante ecossistema, cenário de significativas manifestações culturais e religiosas. Abaeté, Abaeterna! #CaetanoVeloso #AbaetéViva #SalveaNossaLagoa

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em