Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Filme sobre a festa de Iansã/Santa Bárbara estreia amanhã na TVE

Cultura

Filme sobre a festa de Iansã/Santa Bárbara estreia amanhã na TVE

"Ventania no coração da Bahia", de Tenille Bezerra, evoca celebrações no mercado dedicado à santa, na Baixa dos Sapateiros

Filme sobre a festa de Iansã/Santa Bárbara estreia amanhã na TVE

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 03 de dezembro de 2020 às 09:30

Neste peculiar ano pandêmico, em que festas e aglomerações devem ser evitadas, uma forma de não deixar o dia de Santa Bárbara/Iansã passar em branco (mas em vermelho e branco) é assistir ao filme "Ventania no coração da Bahia", de Tenille Bezerra, que estreia nesta sexta-feira (4), às 21h30, na TVE-Ba. Segundo a diretora, o curta "é uma celebração, o resultado do encontro com pessoas muitos especiais, sobretudo com Dona Isabel que cuida da festa do mercado há cerca de 20 anos”.

Na evocação da festa que, na contramão daquela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Praia, só cresce a cada ano (ano normal, pelo menos), o filme traz imagens de arquivo dos últimos 15 anos de celebração no Mercado de Santa Bárbara, localizado na Baixa dos Sapateiros. Já no teaser, uma grata surpresa, a locução de abertura feita por Osvaldo Bailado, primeiro cantor do Ara Ketu e também ex-Ilê Aiyê. "Por isso que mulher de Iansã é mulher retada", afirma ele.

"Com uma tradição que remonta ao ano de 1641 a Festa de Santa Bárbara atravessa como ventania os séculos na cidade de Salvador. Tendo sua origem ligada a um mercado popular na região do cais do porto, em Salvador a festa de Santa Bárbara é também a festa de Iansã, Oyá, Matamba, Bamburucema, forças e energias dos cultos africanos que na Bahia plantaram definitivamente seus Axés. Hoje, mais de 300 anos depois, mantemos a tradição de festejá-las no dia 04 de dezembro", diz o texto de divulgação do filme.

Haverá ainda uma reprise no domingo (6), às 18h, também na TVE, com transmissão simultânea no portal da emissora na internet.

Ventania no coração da Bahia [Teaser] from Tenille Bezerra on Vimeo.