Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cultura

Primeiro curso de cinema para pessoas acima dos 50 anos tem inscrições abertas

As aulas, em parceria com a Olho de Vidro Produções, são gratuitas e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro

Primeiro curso de cinema para pessoas acima dos 50 anos tem inscrições abertas

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 18 de fevereiro de 2021 às 11:00

O primeiro curso de cinema voltado para pessoas acima dos 50 anos, o Matura Cine, tem inscrições abertas. O projeto criado pela designer Eduarda Miranda e pela cineasta Hilda Lopes Pontes, em parceria com a Olho de Vidro Produções, é direcionado ao público mais maduro que deseja estudar técnicas cinematográficas, promovendo a possibilidade de pessoas dentro desta faixa etária iniciarem uma carreira na área sem julgamentos.

As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através deste link até o dia 22 de fevereiro. A formação também conta com aulas dos diretores Klaus Hastenreiter e Calebe Lopes.

"Os cursos, as faculdades, todo o sistema educacional é muito formulado para jovens”, explica Hilda, uma das idealizadoras do projeto. Para ela, ele seria uma forma de incluir pessoas mais velhas em um ambiente feito para elas, sem julgamentos.

Um dos critérios para a seleção dos discentes é a procura por diversidade, como de identidade de gênero, etnia, classe e orientação sexual. Ela se dará através dos relatos lidos nas submissões de inscrição, considerando os possíveis impactos que as aulas podem ter na vida destes estudantes. Além disso, há vagas para os ensurdecidos e o Matura Cine conta com a preparação necessária para tornar o curso totalmente acessível.

Para Hastenreiter, diretor de filmes como "O sorriso de Felícia" e "Não falo com estranhos", as aulas serão uma oportunidade de deixar a linguagem cinematográfica mais acessível e desmitificar um olhar elitizado em relação ao ofício.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.