
Cultura
Noite da Beleza Negra elege 45ª Deusa do Ébano do Ilê Aiyê neste sábado
Cerimônia no Curuzu elege Deusa do Ébano 2026 e celebra ancestralidade negra e indígena por meio da cultura

Foto: Estúdio Casa de Mainha
A 45ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê será realizada neste sábado (17), a partir das 22h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador. O evento elegerá a Deusa do Ébano 2026 e integra o calendário oficial do bloco afro pioneiro do Brasil, reafirmando a beleza negra como expressão de identidade, memória e afirmação política.
Inspirada no tema do Carnaval 2026 do Ilê Aiyê, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, a cerimônia propõe um diálogo entre ancestralidades negras e indígenas. A concepção artística destaca símbolos de resistência e pertencimento, deslocando a noção de beleza para além da estética e reforçando seu papel como construção coletiva e histórica.
Durante a noite, 15 finalistas disputam o título de Rainha do Ilê Aiyê, apresentando dança, presença cênica e carisma. A vencedora receberá a coroa das mãos da atual Deusa do Ébano, Lorena Bispo. A programação musical inclui apresentações de artistas como Aiace, Sued Nunes, Tiganá Santana, Denise Correia, Tonho Matéria e Banjo Novo, além da participação da Band’Aiyê, anfitriã da noite.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

