
Cultura
Casa de Dona Flor, no Largo da Palma, voltará a ser moradia
Fechado desde o fim dos anos 1970, o imóvel ficou conhecido no mundo inteiro por estrelar o filme campeão de bilheteria

Foto: Luciana Freire / Metropress
O imóvel de número 12 no Largo da Palma, bairro da Mouraria, passa por reformas e em breve voltará a ser habitado. A casa ficou famosa no mundo inteiro desde que estrelou o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto, como a moradia da própria Flor, interpretada por Sônia Braga. No último sábado (24), pedreiros trabalhavam no local, em ritmo intenso.
Questionado pela reportagem do Metro1, o mestre de obras disse que o local, fechado há décadas, será novamente uma residência. "Sim, vai ser moradia mesmo", informou, preferindo preservar a identidade do novo proprietário. Desde 2016 e até o início do ano passado, o imóvel estava à venda por R$ 680 mil.
Cenas do filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", a casa como estrela
Com a fachada idêntica à que a imortalizou no filme, inclusive os azulejos, a casa tem 9 quartos e um porão. "É bem espaçosa mesmo. Por isso Dona Flor arranjou logo outro marido", brincou o pedreiro. Ali em frente está a Igreja de Nossa Senhora da Palma, cuja construção iniciou-se em 1630.
O referido filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" foi, durante 34 anos, o recordista de bilheteria do cinema nacional, levando mais de 10 milhões de pessoas aos cinemas. Foi ultrapassado em 2010, por "Tropa de Elite", de José Padilha. Na adaptação do romance de Jorge Amado, dirigida por Bruno Barreto, além de casa de Dona Flor, o número 12 do Largo da Palma abriga também a sua escola de arte culinária Sabor e Arte.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.