METROPOLE

Domingo, 09 de maio de 2021

Cultura

Livro explora origem e significado de provérbios e ditados populares

Autor Edinilson Sacramento foi o entrevistado do Roda Baiana nesta quarta-feira (28)

Livro explora origem e significado de provérbios e ditados populares

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 28 de abril de 2021 às 16:45

Quem nunca se pegou falando frases como ‘Casa de ferreiro, espeto de pau’ ou ‘Antes tarde do que nunca?’. Apesar de muito comuns, no entanto, a origem e até o significado de certos provérbios ou ditados populares não é tão conhecida como são as frases em si. Foi pensando nisso que o jornalista e escritor Ednilson Sacramento reuniu as expressões em um livro para contar a história por trás delas. O livro ‘Casa de ferreiro, espeto de pau: provérbios e seus possíveis significados’ foi assunto do Roda Baiana desta quarta-feira (28).

No papo com Fernando Guerreiro, Jonga Cunha e Faustão, Sacramento comentou como surgiu a ideia do trabalho. “Esse livro nasceu da escuta que eu havia feito com a família. Com os tios, os avós, compadres, padrinhos,, que sempre no meio de alguma conversa, saia com uma frase curiosa. A maior parte da minha pesquisa foi feita com base na transmissão oral, ou seja, eu prestava atenção no que as pessoas falavam e percebia, poxa, isso aqui é um, um provérbio, isso aqui é um ditado popular. Em alguns casos eu já sabia o significado e outras eu guardava para pesquisar, perguntando a outras pessoas, pessoas mais velhas, que tinham esse costume de falar, de ouvir, de trocar essas ideias”, diz o jornalista.

O autor ainda explica que a origem das expressões não é conhecida com muita certeza. “ Os provérbios existem desde que o homem e a mulher começaram a falar. Não há especificamente uma origem. O que acontece é que as sociedades primitivas eram basicamente sociedades orais. A educação era praticamente feita em casa, dentro das famílias, e os mais velhos usavam essas palavras, dessas expressões, para poder passar uma lição. Não existe origem específica. De geração a geração novos provérbios nascem e existem provérbios que caem em desuso. Acho que uma das coisas interessantes nesse livro é resgatar um pouco dessa cultura popular, entende? As pessoas, de alguma forma, colhem uma lição, a partir desse provérbios, e outros ficam sabendo de coisas que às vezes a mãe, o pai falavam, não tinha noção de que aquilo ali era um provérbio”, detalha

Quem quiser acessar o livro pode baixá-lo gratuitamente no site do jornalista. È possível, ainda, sugerir outras expressões para ir completando a obra.
 

TV METRO

Entrevistas

Roberto Coelho

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Livro explora origem e significado de provérbios e ditados populares - Metro 1